MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Relatório final da CPI da Saúde de Friburgo será apresentado nesta sexta

Sessão para leitura do documento de mais de 17 mil páginas e voto final do relator ocorre na Câmara de Vereadores

Por Matheus Oliveira
12/07/19 - 09:58 | Atualizada em 12/07/19 - 10:33
Relatório final da CPI da Saúde de Friburgo será apresentado nesta sexta CPI da Saúde resultou em relatório de 17.600 páginas a ser apresentado nesta sexta, 12, na sede do legislativo | Foto: Arquivo/João Luccas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde de Nova Friburgo apresenta nesta sexta-feira, 12 de julho, na Câmara de Vereadores, o relatório final da investigação. A sessão está prevista para começar às 9h.

A CPI apurou sucessivas contratações emergenciais, entre 2017 e 2018, por parte da prefeitura, da empresa Global Trade Indústria de Alimentação – LTDA para o fornecimento de alimentação para o Hospital Municipal Raul Sertã .

Outro item investigado pela comissão está relacionado a processos licitatórios suspensos ou em atraso, no mesmo período, por supostas inconsistências nos termos de referência ou nas informações prestadas pelo executivo e pelas empresas envolvidas.

O relatório final contém 17.600 páginas separadas em 60 volumes e traz o relato de 28 testemunhas que deram depoimento durante o período de oitivas.

Após a apresentação do relatório, o relator da CPI, vereador Zezinho do Caminhão (PSB), fará a leitura de seu voto em que recomendará ou não o encaminhamento da apuração ao Ministério Público e/ou à Procuradoria do Poder Executivo, com a cópia da documentação para que promovam a ação de responsabilidade civil ou criminal por possíveis infrações apuradas e para que adotem outras medidas cabíveis. Se aprovado pelos integrantes, o relatório será encaminhado para apreciação em plenário na próxima terça, dia 16.

Segundo o relator, o documento trará resumo das ações e diligências realizadas ao longo dos 150 dias de trabalho da comissão, além da análise comparativa dos valores gastos pelo município no fornecimento de alimentação para o Hospital Raul Sertã.

“A CPI contou com muito trabalho de investigação, e apuração detalhada e minuciosa. Não sei se já houveuma CPI com tantos documentos. O relatório e os votos estão prontos. Não posso falar o voto ainda, mas posso afirmar que o que está no relatório é baseado em fatos. Temos muita responsabilidade em tudo que nós apuramos”, afirma Zezinho do Caminhão.

Já o presidente da comissão, vereador Johnny Maycon (PRB), revela que o documento será encaminhado para órgãos de fiscalização.

“Foram muitas madrugadas, finais de semana e feriados analisando os processos e os depoimentos. Digo que nesta sexta-feira, estaremos à disposição para apresentar de forma detalhada tudo o que descobrimos e quais serão os desdobramentos. Vamos enviar tudo que apuramos para o Ministério Público do Rio de Janeiro, para o Ministério Público Federal e a Polícia Federal que também estão investigando esses contratos, assim como para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro”, detalha.

Outro integrante da CPI, Carlinhos do Kiko (DC), afirma que vai aguardar a leitura do relatório para se posicionar.

“O relatório está baseado nos documentos e oitivas da CPI e por isso vou aguardar a leitura. Minha posição é me basear no que o relatório apresentar e, assim, farei o que for melhor para o município”, afirma.

O Portal Multiplix não conseguiu contato com os outros dois integrantes da comissão, vereadores Marcio Damazio (DEM) e Alcir Fonseca (PP), até o fechamento da reportagem.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.