MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto de madalenense concorre a prêmio de importante jornal carioca

Confira qual o projeto e os detalhes da ideia que visa gerar empregos na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Por Matheus Oliveira
15/01/20 - 15:18
Projeto de madalenense concorre a prêmio de importante jornal carioca Projeto da madalenense Stella Feijó foi reconhecido como uma das principais iniciativas sociais do ano passado no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/ Zona Oeste Mais Saneamento

Fazer a diferença e ajudar a reconstruir o estado do Rio de Janeiro. Assim pode ser considerado o projeto “Qualifica Mais” da madalenense Stella Feijó, que visa dar qualificação a mão de obra local na função de bombeiro hidráulico. A ideia concorre ao prêmio Faz a Diferença do jornal O Globo que premia as melhores iniciativas sociais no estado do Rio em 2019.

A profissional, oriunda da Região Serrana, contou sobre como surgiu a ideia de criar o projeto.

“Tínhamos um projeto pequeno chamado Oficina de Encanadores, buscando ensinar os moradores a cuidar das redes de esgoto de sua casa. Mas eles passavam duas horas aqui e não aprendiam. Além disso, constatamos um índice de desemprego grande na Zona Oeste somada a falta de qualificação”, afirma, antes de completar.

“Unimos essas duas questões e pensamos em como transformar nosso conhecimento em algo que gerasse renda para as pessoas. Levei a ideia para a Firjan e sentamos com a Senai, e assim, o curso foi concebido”, declara.

O projeto conta com três turmas e um total de 58 alunos formados.Entre os 39 alunos graduados nas duas primeiras turmas, 64% deles (25 alunos) conseguiram empregos formais ou passaram a trabalhar como autônomos após a capacitação.

Stella destaca ainda que os alunos recebem bolsas para alimentação e passagem, com intuito de evitar desistências.

A formação conta com 124 horas de qualificação integral, mas foca ainda em outras 42 horas de oficinas presenciais para o desenvolvimento de habilidades sociais.

Qualifica mais

O projeto Qualifica Mais foi desenvolvido pela Zona Oeste Mais Saneamento, em 2017, em parceria com Firjan e Senai.

A iniciativa se enquadra em cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tendo como ações diretas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos (ODS6), a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS4) e do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos (ODS 8).

Além do Qualifica Mais, a Zona Oeste Mais Saneamento realiza projetos para sensibilizar a população para a importância do saneamento básico, de forma que as obras realizadas sejam transformadas em um legado efetivo para a cidade e para os moradores.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.