MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto de lei quer regulamentar gravações de vídeos em repartições públicas do RJ

Governador em exercício, Cláudio Castro, ainda terá que sancionar ou vetar o texto

Por Redação Multiplix
21/10/20 - 10:47
Projeto de lei quer regulamentar gravações de vídeos em repartições públicas do RJ Gravações em locais de atendimento público podem não precisar de autorização | Foto: Reprodução/Banco de Imagem

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei que autoriza as gravações de vídeo em locais de atendimento ao público no estado do Rio. Além disso, o documento prevê as filmagens nas estações de meios de transporte públicos concedidos ou administrados por empresas privadas.

O projeto e lei 3.051/20 é do deputado Alexandre Freitas (Novo) e foi aprovado em discussão única na última semana. A norma segue para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Atualmente, os veículos de comunicação devem pedir autorização aos órgãos públicos e responder diversas perguntas para fazer as gravações em vídeo nesses locais e, na maioria das vezes, o acesso é negado.

O texto faz uma exceção aos locais de acesso restrito declarado pelas autoridades. Segundo o projeto de lei, os agentes públicos não terão o direito de imagem violado quando a gravação comprovar crimes e irregularidades, tais como abuso de autoridade, prevaricação, peculato, corrupção ativa ou passiva, ineficiência do serviço público e crimes dolosos contra a vida. O agente público terá direito ao contraditório e à ampla defesa.

“O objetivo da proposição é garantir aos cidadãos não somente a proteção contra arbitrariedades eventualmente cometidas por agentes públicos, mas também ressaltar a importância da participação popular na fiscalização dos atos da Administração Pública”, justificou o autor.

Ainda de acordo com o projeto, nas instituições públicas de ensino, em respeito à liberdade dos catedráticos, as aulas só poderão ser filmadas caso o professor autorize.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.