MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Teresópolis assina decreto com procedimentos de prevenção ao coronavírus

Gabinete de crise foi criado; eventos, atividades educacionais e coletivas e reuniões dos conselhos municipais estão proibidas

Por Redação Multiplix
16/03/20 - 12:24
Prefeitura de Teresópolis assina decreto com procedimentos de prevenção ao coronavírus Prefeitura assina decreto com proibições e adaptações contra o coronavírus | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

A Pefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, adotou medidas de segurança para a prevenção do coronavírus. O prefeito Vinicius Claussen assinou o decreto 5.255/20 com os procedimentos baseados na Portaria 188 de 3 de fevereiro do Ministério da Saúde, sobre a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).

A prefeitura constituiu um gabinete de crise sobre a pandemia do coronavírus, composta por prefeito, vice-prefeito, secretaria de saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica, Procuradoria Geral do Município, Subsecretaria de Comunicação, mais dois representantes de cada hospital de Teresópolis e dois representantes do Conselho Municipal de Saúde.

O decreto começou a valer na última sexta-feira, 13, e segue até o dia 29 de março de 2020. A determinação proíbe eventos de qualquer natureza que necessitam de uma licença do Poder Público.

“Eventos que envolvam aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos, shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas e afins. Atividades educacionais em todas as escolas, cursos, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada também estão proibidas”, destaca a nota divulgada no site da prefeitura.

Além disso, as reuniões dos conselhos municipais e as atividades coletivas de teatro, cinema e afins também ficam proibidas no período. Ainda de acordo com o decreto, a visita a pacientes diagnosticados com o coronavírus internados na rede pública ou privada de saúde não podem acontecer.

Adaptações para o dia a dia

A Prefeitura de Teresópolis divulgou comunicado com as adaptações para o dia a dia dos teresopolitanos com dicas e sugestões para diferentes áreas:

As atividades nas repartições públicas serão reduzidas para evitar a aglomeração de pessoas. Esquemas especiais de atendimento para cada órgão vão ser estabelecidos.

“Os servidores da Prefeitura de Teresópolis que apresentarem os sintomas devem se reportar à chefia imediata”, diz a nota.

A prefeitura também recomenda que as empresas optem por home office sempre que possível, ou então trabalho em esquema de escala. Os idosos devem evitar sair de casa, cuidar da alimentação, se hidratar e não ter contato com doentes.

“As pendências processuais estão suspensas. É importante destacar ainda que só utilize o sistema de transporte coletivo em caso de extrema necessidade. Antes e depois de deixar o coletivo, higienize os braços e mãos”, finaliza a nota.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.