MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Nova Friburgo dispensa profissionais do Hospital Municipal Raul Sertã

Corte de 98 funcionários foi feita para cumprir determinação de TAC firmado com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho

Por Matheus Oliveira
16/10/18 - 10:28
Prefeitura de Nova Friburgo dispensa profissionais do Hospital Municipal Raul Sertã Prefeitura de Nova Friburgo pretende substituir os funcionários cortados através de um novo processo seletivo. | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Visando atender uma determinação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, em agosto, a Prefeitura de Nova Friburgo dispensou na última sexta-feira, dia 12 de outubro, um total de 98 profissionais das mais diversas categorias do Hospital Municipal Raul Sertã.

Segundo o Poder Executivo, os funcionários da Saúde foram contratados através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Ainda de acordo com a Prefeitura, a substituição desses quadros deverá ser feita através de um novo processo seletivo e que provisoriamente, 41 profissionais serão mantidos em suas respectivas funções, com a autorização dos MPs. Apenas se enquadram neste caso aquelas funções sem previsão para substituição por processo seletivo e consideradas estritamente necessárias para o funcionamento das unidades de saúde e hospitalares.

Nota da Prefeitura

Confira na íntegra a nota do Poder Público:

“Em razão do cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em agosto deste ano entre o Município de Nova Friburgo e os Ministérios Público Federal e Ministério Público do Trabalho que, no intuito de aumentar a transparência da gestão pública, prevê uma reforma administrativa, a Secretaria de Saúde dispensou servidores contratados por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA´s) que atuavam no Hospital Municipal Raul Sertã. Estes funcionários estão sendo substituídos por processo seletivo.

O prazo estipulado pelo TAC para a rescisão destes contratos expirou em 12 de outubro. Até esta data, portanto, 98 profissionais de várias categorias, que atuavam por RPA, tiveram que ser dispensados. Entretanto, com a anuência dos Ministérios Públicos, 41 servidores serão mantidos provisoriamente até a realização de novo processo seletivo específico para a saúde. Apenas se enquadram neste caso aquelas funções sem previsão para substituição por processo seletivo e consideradas estritamente necessárias para o funcionamento das unidades de saúde e hospitalares.

A substituição dos profissionais que atuavam por RPA está respeitando as vagas vigentes homologadas nos processos seletivos de 2016 e 2017. A Secretaria de Saúde está buscando adequar a demanda atual de profissionais à quantidade, provavelmente defasada, prevista há dois anos. Contudo, nos últimos dias, o quadro técnico da Secretaria ganhou o reforço de 15 novos contratados. São dois médicos cirurgiões, um cirurgião vascular, um obstetra, três médicos socorristas para CTU, cinco anestesistas, um angiologista, um reumatologista e um técnico de imobilização. Outros especialistas estão se apresentando à Secretaria de Saúde, entre eles, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e seis farmaceuticos.

Ciente da redução de atendentes no Hospital Municipal Raul Sertã, a Secretaria de Saúde implantou um plano de ações visando diminuir o impacto sobre os pacientes da unidade. As medidas consistiram no cumprimento de escala de trabalho elaborada pela direção do hospital para os seus profissionais, considerando a relação de tempo de trabalho e descanso. Funcionários de outras unidades de saúde da rede foram remanejados para manter os atendimentos sem sobrecarga de corpo técnico e ainda, liberou pacientes que poderiam aguardar em casa para a realização de procedimentos médicos reduzindo assim a demanda.

Durante todo o final de semana prolongado, período de adaptação da nova quantidade de profissionais atendendo no Hospital Municipal Raul Sertã, a secretária de Saúde, Tânia Trilha, esteve na unidade para acompanhar e monitorar o funcionamento do plano de ação para garantir a efetividade dos atendimentos. A subsecretária de Atenção Hospitalar, Sabrina Gomes Freitas, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, a subsecretária de Atenção Básica, Ariádina Heringer, e a diretora médica do Hospital, Dra. Elaine Gomes da Silva, também acompanharam de perto todo este processo.

Em tempo, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo reitera que prima pela atuação em consonância com os órgãos federais e que o cumprimento de todos os atos previstos no TAC será feito de forma legal e transparente, buscando preservar o atendimento de saúde para a população”.

Termo de Ajustamento de Conduta

Vale lembrar que no mês de agosto, com determinações de controle, execução e planejamento, podendo acarretar em uma grande reforma na administração pública municipal, o Ministério Público Federal (MPF) e o do Trabalho (MPT) apresentaram três acordos firmados com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, que já previam a possibilidade cortes de cargos comissionados na gestão pública.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.