MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Friburgo vai aguardar audiência na Câmara para lançar edital do transporte público

Ideia do Executivo era ter lançado edital na semana passada. Documento prevê mudanças no serviço oferecido à população

Por Matheus Oliveira
10/04/19 - 13:22
Prefeitura de Friburgo vai aguardar audiência na Câmara para lançar edital do transporte público Prefeitura ainda vai definir data para a publicação do edital | Foto: João Luccas Oliveira

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou nesta quarta-feira, 10 de abril, que vai aguardar a conclusão da audiência pública que será realizada nesta quarta, às 18h, na Câmara de Vereadores, para, enfim, se posicionar a respeito da data para a publicação do edital do transporte público. A ideia era ter lançado o documento na semana passada, conforme nota enviada, na ocasião, ao Portal Multiplix. Com a publicação do edital, a licitação para a escolha da empresa que prestará o serviço na cidade pelos próximos dez anos poderá ser feita. Atualmente, o transporte público é realizado através de um acordo com a empresa NovaFAOL, cujo contrato venceu em setembro do ano passado.

Segundo o Poder Executivo, a mais recente versão do edital passou por avaliação da Procuradoria Geral do Município, onde foram requeridas pequenas alterações de texto, e já retornou à Secretaria de Infraestrutura e Logística para as devidas modificações.

Vale lembrar que a prefeitura realizou, em seu site, uma consulta pública, entre os dias 17 e 31 de janeiro de 2019, para ouvir as demandas e sugestões da população. De acordo com o Poder Executivo, cerca de 450 colaborações foram apresentadas. Na época, as propostas incorporadas ao edital tratavam especialmente de pedidos de extensão de linhas, fim do ponto final na Praça Dermeval Barbosa Moreira e passagem das linhas que cumpriam este itinerário pela Estação Livre.

A proposta original, de dividir as linhas em dois lotes, foi mantida. O edital também prevê que o município tenha acesso e acompanhe os coletivos, diariamente, através de uma central de monitoramento. Todos os veículos passariam a ser equipados com GPS para que, a partir da própria sede do Executivo, seja possível conferir, em tempo real, o cumprimento de horários, linhas e itinerários.

Audiências Públicas

As audiências públicas na Câmara são uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços Públicos e Concedidos e Apoio aos Usuários e têm como objetivo incluir o cidadão através da participação com sugestões, críticas e propostas para o edital.

Na primeira audiência, realizada no dia 3 de abril, foram discutidos temas relativos ao serviço oferecido atualmente e o que a população julga como críticos, como o retorno da integração, a frota de ônibus e mudanças no itinerário dos coletivos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.