MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Outono na Região Serrana deve ser de temperaturas acima da média

Institutos de meteorologia indicam que influência do El Niño deve fazer a estação ser mais quente do que deveria

Por Matheus Oliveira
20/03/19 - 12:15
Outono na Região Serrana deve ser de temperaturas acima da média Início do outono deve ser de temperaturas altas e chuvas na serra fluminense | Foto: Banco de Imagem

A estação da queda das folhas das árvores e que marca a transição entre o verão e inverno começa a partir das 18h58 desta quarta-feira, dia 20 de março. Mas, o que muitos se perguntam é: as temperaturas irão, de fato, diminuir nesta época do ano?

De acordo com Marlene Leal, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono de 2019 será influenciado pelo El Niño, gerando uma situação irregular no estado do Rio de Janeiro, inclusive na Região Serrana.

“O El Niño é um aquecimento nas superfícies das águas e acaba elevando as temperaturas. Em razão disso, no começo do outono, as temperaturas irão seguir altas e as chuvas seguirão acontecendo. Na Região Serrana vai continuar chovendo neste final de março e em abril, e iniciando a ocorrência de nevoeiros. A primeira incursão de ar frio deve chegar só em maio, já que a força do efeito do El Niño vai diminuir aos poucos”, relata Marlene.

Árvores com folhas em tons amarelados durante o outono, em Nova FriburgoÁrvores com folhas em tons amarelados durante o outono, em Nova Friburgo | Foto: João Luccas Oliveira

Já segundo o Climatempo, uma das principais características do outono no Brasil, na Região Sudeste, é a redução da frequência e do volume médio de chuva. O outono de 2019 será afetado por um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai influenciar a chuva e a temperatura da estação. Este fenômeno deve atuar até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

De forma geral, o outono no Sudeste será menos gelado do que poderia ser. A primeira onda de frio com força para realmente derrubar a temperatura deve ser na primeira quinzena de maio. Os eventos de frio relevantes devem durar poucos dias.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.