MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novo comandante do 6º GBM fala sobre os desafios à frente do quartel de Nova Friburgo

Confira a entrevista exclusiva que o tenente-coronel Fábio Gonçalves concedeu ao Portal Multiplix

Por Isadora Jaron
08/10/20 - 12:54
Novo comandante do 6º GBM fala sobre os desafios à frente do quartel de Nova Friburgo Tenente-coronel Fábio Gonçalves assumiu o comando do 6º GBM | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O quartel do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou seu novo comandante nesta semana. O tenente-coronel Fábio Gonçalves assumiu a corporação na segunda-feira, 5.

Em entrevista exclusiva para o Portal Multiplix, o comandante falou sobre os desafios à frente do quartel de Nova Friburgo, que tem o maior número de destacamentos do estado do Rio.

A área de atuação do 6º GBM abrange os municípios serranos de Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Bom Jardim, Duas Barras e Cachoeiras de Macacu.

São quatro destacamentos chamados DBMs, que dão apoio ao GBM, e um Posto Avançado de Bombeiro Militar (PABM), localizado em Santa Maria Madalena, inaugurado há três meses.

“O desafio é bem grande, Nova Friburgo, em termos de quartéis de DBMs e PABM é o maior do estado do Rio. Nós temos Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo, Santa Maria Madalena e Cachoeiras de Macacu, então a área de atuação é muito grande, é muita mata”, destacou.

O comandante possui uma relação estreita com Nova Friburgo. Foram 13 anos atuando no 6º GBM e ele esteve à frente da corporação entre 13 de junho de 2016 e 2 de maio de 2018. Agora, com o retorno, a expectativa é grande.

“É muito bom voltar à Nova Friburgo. Me recordo há 2 anos e 6 meses, quando eu estava saindo daqui. A emoção que foi, porque eu já tinha quase 13 anos trabalhando em Nova Friburgo, e voltar para cá é muito bom. Tenho um laço com a cidade muito bom. Estou com a expectativa muito boa da corporação em si”, disse.

Novo comandante já esteve à frente da corporação entre 2016 e 2018Novo comandante já esteve à frente da corporação entre 2016 e 2018 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Mais bombeiros

Está previsto o lançamento de um edital do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) para recrutar bombeiros temporários que ficarão por um ano nos quartéis. O contrato poderá ser renovado por no máximo oito anos. Para o comandante Fábio, a chegada de novas pessoas vai ajudar também no desenvolvimento social na região.

“Naturalmente, essas pessoas que passarem por aqui vão ter instruções, saber como trabalhamos. Vão ter possibilidades de, lá fora, poder trabalhar em uma outra situação similar ou auxiliar o Corpo de Bombeiros em algum momento. Exemplifico até com a questão do bombeiro mirim. Quantas vezes, principalmente no passado, aconteceu de treinarmos esses meninos e quando chegávamos em um local de colisão de veículos, já estava sinalizado e isolado. Isso é muito gratificante pra gente, mostra que o trabalho de conscientizar a população é importante”, afirmou Fábio.

Combate aos incêndios

Já com relação ao fogo em vegetação na Região Serrana do Rio, o coronel destacou que o trabalho do 6º GBM é ainda maior, devido à grande área de cobertura. Ele destacou a ação criminosa na maioria desses incêndios.

“Infelizmente, as pessoas têm essa questão errônea de colocar fogo em terreno, limpeza de terreno colocando fogo, queima de lixo e naturalmente quem sofre é o meio ambiente. De certa forma, o Corpo de Bombeiros sofre para tentar de alguma forma atender toda essa demanda de supressão, de combate aos incêndios florestais”, finalizou.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.