MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo registra a menor temperatura do ano nesta terça: 1,3ºC

Medição foi feita na manhã desta terça-feira, 9, pela estação meteorológica do Inmet, em Salinas

Por Redação Multiplix
09/07/19 - 10:53
Nova Friburgo registra a menor temperatura do ano nesta terça: 1,3ºC Solo e vegetação congelados em Salinas, zona rural de Friburgo, após geada no último domingo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Nova Friburgo registrou a menor temperatura mínima do ano na cidade: 1,3ºC. A medição foi no início da manhã desta terça-feira, 9, pela Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada em Salinas, na zona rural do município.

Anteriormente, a cidade já tinha batido recordes de temperaturas mínimas. No dia 8 de junho, a estação de Salinas registrou 5ºC – menor registro até então. Já na noite da última segunda, 8, o termômetro marcou mínima de 4,6ºC.

O tempo gelado é resultado da forte massa de ar polar que tomou conta das regiões Sul e Sudeste do Brasil após a passagem de uma frente fria.

A moradora de Salinas e inspetora de alunos, Rosanea Silva, afirma que esta onda de frio está muito intensa. Em entrevista à reportagem do Portal Multiplix, ela afirma que o inverno deste ano está mais rigoroso que o do ano passado. Pelo menos na zona rural da cidade.

“Olha o frio está demais! Não lembro de tanto frio assim no ano passado. Além deste recorde de frio, já teve geada em Salinas no último domingo. A gente mora perto dos Três Picos e a sensação térmica é ainda mais gelada. Só com muito agasalho e aconchego familiar para ajudar a esquentar (risos)”, afirma Rosanea.

Região dos Três Picos, em Salinas, é uma das áreas mais frias do estado do Rio de JaneiroRegião dos Três Picos, em Salinas, é uma das áreas mais frias do estado do Rio de Janeiro | Foto: Rosanea Silva

Medição oficial x termômetros digitais

Na manhã de domingo, 7, o termômetro digital na Avenida Alberto Braune, a principal do Centro de Nova Friburgo, marcou temperatura polar: 0ºC. Nesta terça, o mesmo termômetro cravou 3ºC.

Apesar disso, termômetros digitais não são levados em conta como medições oficiais pelo Inmet. No domingo, na Estação de Salinas, por exemplo, o termômetro registrou mínima de 7,8ºC.

A diferença acontece, segundo os meteorologistas do instituto, porque o termômetro da Estação de Salinas fica em ambiente fechado e ventilado, os chamados abrigos meteorológicos, o que minimiza efeitos externos na medição. Já o termômetro digital de rua é sensível a uma variedade de fatores, como chuva, vento, sombra, entre outras questões.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.