MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo amanhece encoberta por nevoeiro nesta quarta-feira

Meteorologista explica como a cerração se forma; fenômeno é típico da Região Serrana

Por Matheus Oliveira
24/07/19 - 10:50
Nova Friburgo amanhece encoberta por nevoeiro nesta quarta-feira Paisagem do bairro Vila Amélia foi modificada pela cerração baixa nesta quarta-feira | Foto: Bernardo Fonseca

Quem acordou cedo em Nova Friburgo, nesta quarta-feira, dia 24 de julho, deparou-se com uma cena curiosa, mas comum na Região Serrana: a cerração baixa. Tal fenômeno, que consiste em um nevoeiro denso, encobriu diversos bairros da cidade e permaneceu até por volta das 9h da manhã, o que chamou a atenção de muitos friburguenses.

Segundo relatos de moradores, na Vila Amélia, bairro próximo ao Centro da cidade, a neblina cobriu parte da vegetação e dificultava a visibilidade desde o começo da manhã.

Ivaldete da Silva, que trabalha em uma loja de decoração, no distrito de Mury, afirma que cerração estava baixa desde que chegou ao local por volta das 8h.

“A névoa estava muita baixa batendo nas copas das árvores e mostrando uma paisagem típica de inverno na serra. Além disso, a visibilidade estava muito ruim”, afirma.

Já na Ponte da Saudade, próximo à Rodoviária Sul, o nevoeiro voltou a dar as caras pela segunda vez nesta semana, de acordo com pessoas que trabalham na localidade.

Na Ponte da Saudade, o nevoeiro denso apareceu pela segunda vez nesta semanaNa Ponte da Saudade, o nevoeiro denso apareceu pela segunda vez nesta semana | Foto: Letícia Medeiros

Meteorologista explica o que causa a cerração

Se a pergunta é como a cerração se forma, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, explica.

“A região de vale costuma ter a ocorrência de cerração e acontece durante a madrugada. Ela sobe com a radiação solar e o aquecimento. Assim, no início da manhã, quando o sol ainda está surgindo, acaba ficando ao nível do solo. Normalmente acontece quando a umidade está mais baixa. Desta forma, ela acaba ficando concentrada nas regiões de vale e condensa. Assim, vemos este fenômeno de nevoeiro”, afirma.

Nevoeiro encobre parte da mata no bairro Vila AméliaNevoeiro encobre parte da mata no bairro Vila Amélia | Foto: Bernardo Fonseca


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.