MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPRJ encaminha estudo da Fiocruz ao governo estadual sobre adoção de lockdown

Estudo aponta necessidade de adoção de medidas para conter avanço do contágio pelo novo coronavírus; Witzel diz que decisão está com os municípios

Por Redação Multiplix
08/05/20 - 11:28
MPRJ encaminha estudo da Fiocruz ao governo estadual sobre adoção de lockdown Endurecimento de medidas de isolamento social faz parte de estudo da Fiocruz encaminhado pelo MPRJ ao governador e aos prefeitos do estado do Rio | Foto: João Luccas Oliveira

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à covid-19 (FTCOVID-19/MPRJ), recebeu, na manhã de quarta-feira, 6, um relatório da Fiocruz, que foi encaminhado ao governo do estado e aos municípios do Rio de Janeiro.

No documento, a Fiocruz se posiciona a respeito da adoção de medidas rígidas de isolamento social no âmbito territorial do estado do Rio de Janeiro.

“Com o objetivo de salvar vidas e com base em análises técnico-científicas, a Fiocruz considera urgente a adoção de medidas rígidas de distanciamento social e de ações de lockdown no estado do Rio de Janeiro, em particular na Região Metropolitana”, diz o ofício na qual os estudos foram encaminhados.

O documento contém análises, justificativas e ponderações de especialistas sobre o tema. O material foi juntado ao procedimento administrativo do MPRJ que tem o intuito de acompanhar e fiscalizar os requisitos técnicos para a imposição do isolamento social, a adoção de campanhas educativas sobre prevenção do contágio da doença e a fiscalização do cumprimento das medidas de restrição social.

Assim, a FTCOVID-19/MPRJ encaminhou os estudos ao governador do estado e ao prefeito do Rio de Janeiro, em complemento às recomendações que solicitaram a elaboração de estudo técnico devidamente embasado em evidências científicas a justificar a tomada de decisão sobre a adoção ou não de medidas extremas do distanciamento social e de nível mais alto de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.

Tal pedido tem o objetivo de que os gestores esclareçam se vão adotar as medidas propostas pela Fiocruz e/ou outras ações de incremento no isolamento social.

Witzel diz que a responsabilidade é dos municípios

Em entrevista ontem ao jornal O Globo, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou que a decisão de 'lockdown' para combater a pandemia será responsabilidade dos prefeitos.

Ainda de acordo com a fala do governador, o estado contribuirá com o apoio da Polícia Civil e Militar para a fiscalização da medida.

"O governo estadual já tomou todas as medidas para isolamento social. A decisão de lockdown ficará a cargo de cada município, e o estado dará apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para fiscalizar o cumprimento", disse Witzel em entrevista ao jornal carioca.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou, até ontem, 14.156 casos confirmados e 1.394 mortes por covid-19 no estado. Outros 570 óbitos estão sob investigação e 161 foram descartados até o momento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.