MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Moradores do bairro São Cristóvão, em Cabo Frio, fazem abaixo-assinado contra retorno da feira livre

Documento aponta vários motivos para que a feira não seja transferida para o local

Por Déborah Carvalho
10/06/22 - 14:16
Moradores do bairro São Cristóvão, em Cabo Frio, fazem abaixo-assinado contra retorno da feira livre Mercado Sebastião Lan funciona no Jardim Caiçara, em Cabo Frio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O retorno da tradicional feira de São Cristóvão, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, para a rua 25 de dezembro, também conhecida como a “rua das vans”, em São Cristóvão, vem gerando polêmica.

Os moradores estão revoltados com a ideia da transferência da feira livre para o local. Eles acreditam que a volta da atividade vai gerar diversos problemas. Um abaixo-assinado com 77 assinaturas lista os motivos da reprovação pela vizinhança.

Além de provocar mau cheiro na região devido à grande quantidade de lixo e a utilização das calçadas e muros como banheiro público, outro ponto destacado pela população são os bloqueios das barracas, impedindo a entrada de carros nas garagens e a passagem dos veículos de emergências.

O volume alto de som emitido por aparelhos eletrônicos também preocupa os moradores.

Ainda de acordo com a vizinhança, o retorno da feira para o local também vai impactar no valor dos imóveis. Segundo eles, a desvalorização pode chegar a 38%.

“Para os moradores no entorno da praça e outras ruas, o retorno está sendo bem visto. Mas, os moradores dessa rua estão completamente revoltados. Além do barulho muito cedo provocado pela montagem das barracas, no final do dia, fica muita sujeira. Também acaba perdendo o direito de ir e vir por conta da impossibilidade de transitar com o carro”, destaca um morador do bairro São Cristóvão, que prefere não se identificar.

O espaço funciona, hoje, na área externa de um galpão no bairro Jardim Caiçara. De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, os 192 feirantes serão transferidos para a rua 25 de dezembro, assim que as obras de revitalização do Sebastião Lan começarem.

A mudança de local não foi a única novidade anunciada. De acordo com a prefeitura, cada feirante terá que pagar pela sua barraca, e o município ficará responsável somente pela limpeza da rua ao fim dos trabalhos, assim como é feita em Tamoios, no segundo distrito.

História da feira

Antes de ser transferida para o Sebastião Lan, nos anos 90, a tradicional feira de Cabo Frio funcionou por mais de 30 anos na rua 25 de dezembro, em São Cristóvão.

A construção do mercado municipal foi iniciada no final dos anos 80, durante o governo Ivo Saldanha, e finalizada em 1993, no segundo mandato de José Bonifácio.

Segundo o prefeito, além de abandonar a obra, Ivo Saldanha também não teria feito o pagamento da indenização à empresa Auto Viação 1001, que segundo Bonifácio, era a proprietária do terreno.

Obra de revitalização

O Mercado Sebastião Lan está interditado desde outubro 2018, por oferecer risco de desabamento. Na época, uma nota oficial foi enviada à imprensa informando que a interdição seria por tempo indeterminado. Isso fez com que muitos feirantes protestassem.

Segundo a prefeitura, para garantir maior apoio ao produtor rural da cidade, o espaço contará com infraestrutura comercial moderna e funcionará todos os dias da semana. O local também ganhará uma praça de alimentação e dois restaurantes.

Parceria público-privada

Em setembro do ano passado, Bonifácio anunciou o lançamento de um edital para fazer Parceria Público-Privada (PPP). A ideia seria passar a administração do Mercado Sebastião Lan para o setor privado.

Embora não tenha informado um prazo, a prefeitura comunicou que um anteprojeto, apresentado pelo único interessado na PPP, segue na fase final de conclusão e de viabilidade financeira.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.