MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Levantamento mostra estado do RJ como um dos mais transparente na divulgação de dados do covid-19

Análise leva em conta conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações da infecção

Por Redação Multiplix
06/04/20 - 16:37
Levantamento mostra estado do RJ como um dos mais transparente na divulgação de dados do covid-19 Níveis do levantamento aparecem em alto, bom, médio, baixo e opaco | Foto: Banco de Imagem

O estado do Rio de Janeiro apareceu como o mais transparente do Sudeste e o terceiro do Brasil em relação a divulgação dos dados e informações sobre o coronavírus. De acordo com a Open Knowledge Brazil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, o Rio está com a melhor qualidade de dados sobre a pandemia.

Somando 64 pontos de um total de 100 da avaliação, o Rio de Janeiro aparece com bom nível de informações, junto com o estado do Ceará. Apenas Pernambuco teve o ótimo na classificação.

“Desde o início do enfrentamento da pandemia, estamos trabalhando para viabilizar canais oficiais e confiáveis sobre a doença para a população. Temos site, redes sociais, atendimento telefônico, painel online e atendente virtual. Tudo disponível para todos. O objetivo é ser transparente e estar próximo da população”, explicou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

A OKBR analisou a qualidade dos dados que foram fornecidos pelos estados do Brasil, além do conteúdo, granularidade ou detalhamento de informação e o formato. Pontos positivos para o levantamento são a disponibilidade dos dados como idade, sexo, infraestrutura de saúde, testes disponíveis e aplicados.

Após a divulgação do levantamento da OKBR, o governo estadual criou a plataforma Painel Saúde, o Chatbot Sesin Responde e os dados sobre o Lacen.

Ranking da transparência por estado

  • Nível de transparência alto - Pernambuco
  • Nível de transparência bom - Ceará e Rio de Janeiro
  • Nível de transparência médio - Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Roraima
  • Nível de transparência baixo - Rio Grande do Sul, governo federal, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Piauí, Amazonas, Acre, Goiás
  • Nível de transparência opaco - Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Pará e Rondônia.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.