MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituição perde direito de administrar abrigo em Teresópolis e prefeitura retoma serviços após incêndio

Ação é tomada quase dois meses após Abrigo Sopão ser destruído pelo fogo; município alega falta de prestação de contas

Por Natalia Amorim
09/09/22 - 12:23
Instituição perde direito de administrar abrigo em Teresópolis e prefeitura retoma serviços após incêndio Em julho deste ano, a Associação Abrigo Sopão sofreu um incêndio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após mais de duas décadas acolhendo e atendendo pessoas em situação de rua, a Associação Abrigo Sopão, de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, teve o prédio retomado pela prefeitura.

Segundo o município, o motivo para a medida é a falta de prestação de contas. Essa seria uma condição essencial para o recebimento da segunda parcela referente ao termo de colaboração, conforme previsto em lei, e que não teria sido feita pelo Abrigo Sopão até o ano passado.

Na ocasião, o órgão fiscalizador do termo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, recebeu uma prestação de contas feita de forma equivocada e que não foi corrigida, até o momento, de acordo com uma nota emitida pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Apesar disso, a prefeitura alega que considerou o momento epidemiológico que o mundo se encontrava naquele período e estendeu o prazo para que a instituição apresentasse a documentação, o que não foi feito até julho deste ano.

Um outro ponto que impossibilitou a instituição de receber verbas públicas e prestar serviços na área de assistência social é que, desde fevereiro de 2020, a Associação Abrigo Sopão não tem mais o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), segundo a prefeitura.

Em razão destas questões, o Executivo retomou o prédio municipal, onde o Abrigo Sopão funcionava e informou que irá reformá-lo para dar continuidade ao serviço de acolhimento de pessoas em situação de rua.

Disse ainda que já está providenciando o projeto para o que será o ‘Novo Sopão’, que seria a oferta do serviço ampliada, e também a implantação do Centro POP, um espaço de referência para o convívio grupal e social.

Os assistidos recebem, atualmente, atendimento e acolhimento através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Barroso.

Posicionamento Associação Abrigo Sopão

Por meio das redes sociais, a Associação Abrigo Sopão disse que teve o registro cassado de forma arbitrária e que tem o desejo de dar continuidade ao trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos 24 anos em prol das pessoas em situação de rua do município.

“Em 2020, um novo termo de colaboração foi firmado com a associação, conforme consta em documento. Foi destinado um repasse de verba no valo de R$ 13 mil, que deveria ter sido depositado em 17/08/2020, o que não ocorreu. Esse repasse só aconteceu em 25/03/2021, no valor de R$ 6.500,00. Por isso, não houve prestação de contas em 2020”, diz a instituição.

Sobre a perda do título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a instituição ainda não se manifestou.

Incêndio

Em meados de julho, um incêndio destruiu parte do Abrigo Beneficente Sopão, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

Na ocasião, os moradores em situação de rua, que eram acolhidos pela organização social, foram abrigados pela prefeitura, que no primeiro momento, os encaminhou para o alojamento do Ginásio Pedrão. No mês seguinte, eles foram levados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Barroso.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, “o espaço foi adaptado para acolher essas pessoas e conta com beliches equipadas com colchões e roupas de cama, além de um kit de higiene pessoal com sabonete, escova e creme dental. O banheiro externo do Cras, que possui chuveiro, também ficou à disposição dos abrigados e a alimentação é fornecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social”.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.