MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do Rio decreta isenção dos impostos de doações

Medida começa a valer durante a pandemia e permanecerá após a crise atual

Por Redação Multiplix
20/04/20 - 09:00
Governo do Rio decreta isenção dos impostos de doações Governador Wilson Witzel destacou incentivar as doações. Na foto, doações entregues pela Cruz Vermelha | Foto: Divulgação/Cruz Vermelha de Nova Friburgo

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou um decreto garantindo a isenção do Imposto Incidente sobre Doações (ITCMD) em todo o estado, em ação conjunta com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e de Fazenda, na última quinta-feira, 16.

“É extremamente importante à demonstração de solidariedade de muitos empresários ao povo do estado do Rio de Janeiro, sobretudo neste momento em que a população está passando por momentos difíceis. É importante incentivar atitudes como essas”, avaliou o governador Wilson Witzel.

Segundo destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, essa é uma medida importante para o terceiro setor e também para o trabalho de filantropia e solidariedade durante a pandemia do novo coronavírus.

“A isenção permanecerá após a crise atual. É uma política pública do governo do estado que veio para ficar”, explicou.

Ainda segundo o secretário, com o engajamento da sociedade e da iniciativa privada em ações solidárias para minimizar os impactos da pandemia do covid-19, o objetivo é dar segurança jurídica e garantir que as doações não sejam oneradas.

“É uma medida importante para quem faz e para quem recebe a doação, já que o imposto onera toda a operação”, ressaltou Tristão.

O advogado especializado em Terceiro Setor e presidente da Federação de Fundações Privadas e demais OSC do Estado do Rio de Janeiro (Funperj), Paulo Haus, diz que o decreto é um marco fundamental para o país.

“Trata-se de uma isenção abrangente, ainda única em todo o Brasil e que esperamos que seja seguida por outros estados”, enalteceu Haus.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.