MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Força-tarefa de atendimentos em Búzios: famílias permanecem desalojadas após fortes chuvas dos últimos dias

Equipes da prefeitura percorrem as ruas para entregar donativos; abrigo provisório foi montado no bairro Cem Braças

Por Vinícius Pereira
01/12/22 - 15:39
Força-tarefa de atendimentos em Búzios: famílias permanecem desalojadas após chuvas intensas Equipes da prefeitura estão entregando donativos para as famílias afetadas pela chuva | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, durante esta semana, causaram transtornos em diversos bairros.

De acordo com a prefeitura, 12 famílias estão desalojadas. Desde sábado, dia 26, até esta quinta-feira, 1º, os acumulados pluviométricos totalizam 275 mm.

Segundo a Defesa Civil, desde o início das chuvas, as equipes de suporte prestaram 439 atendimentos distribuídos em 149 famílias. Duas casas foram interditadas e não há registro de desabrigados.

Uma força-tarefa foi montada pela Prefeitura de Búzios para socorrer as vítimas da chuva. As equipes estão nas ruas fazendo a manutenção nos pontos mais críticos e visitando casas para entrega os donativos.

Colchões, travesseiros, água mineral, produtos de higiene pessoal, roupas, entre outros materiais continuam sendo distribuídos em ações nos bairros de Cem Braças, Baía Formosa e Alto da Boa Vista.

“É uma união de forças de todo o secretariado municipal em prol de um bem coletivo, para que os estragos causados pelas fortes chuvas sejam amenizados. Gestos de solidariedade que se tornam importantes nesse momento, para quem perdeu muita coisa”, disse Joice Costa, secretária de Assistência Social.

Ponto de apoio em Búzios

A Prefeitura de Búzios informou ao Portal Multiplix que agentes estão de plantão na Escola José Pereira Neves, na rua Itajuru, no bairro Cem Braças. O objetivo é prestar atendimento às famílias. O local é ponto de apoio e abrigo provisório para os moradores desalojados.

As famílias da cidade estão sendo cadastradas para que sejam atendidas em outras necessidades identificadas no decorrer dos dias. O número de WhatsApp (22) 99993-8115 foi disponibilizado para concentrar os pedidos de ajuda e as mensagens podem ser envidadas 24h.

A Defesa Civil do município orienta para que em caso de ocorrências como rachaduras, alagamentos, deslizamento ou outras emergências, os moradores entrem em contado com as equipes pelo 199 ou (22) 2633-0827.

Prefeitura arrecada donativos para ajudar famílias

O município disponibilizou oito pontos de coleta e arrecadação de donativos. As doações podem ser entregues das 9h às 15h, durante toda a semana.

Confira a lista completa dos locais para entrega neste link

Equipes de saúde estão vacinando moradores em suas próprias casas Equipes de saúde estão vacinando moradores em suas próprias casas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Atendimento médico

Dando continuidade aos atendimentos, equipes da Secretaria de Saúde de Búzios estão nesta quinta-feira, 1º, vacinando a população contra tétano e aproveitando para regularizar o cartão de vacina. Um kit de remédios também está sendo entregue aos moradores das áreas que ficaram alagadas.

“Hoje voltamos na casa das pessoas que identificamos que tiveram um contato prolongado com a água proveniente das enchentes, e apresentam, por tanto, alto risco de contaminação. Os remédios são, em especial, os de combate a verminoses, analgésicos, antialérgicos, e dores musculares”, explicou a gerente de estratégia da saúde da família, Priscila Merlin.

Segundo Antonio Pedro Montera, médico responsável pelas equipes, os moradores que tiveram contato com a água contaminada devem ter a atenção ainda maior nos próximos 40 dias, que é o tempo máximo para manifestação de doenças. Em qualquer sinal de sintomas, como dor de cabeça e corpo, tontura e diarreia, o melhor é procurar a unidade de saúde (UBS) mais próxima.

“Mesmo após o estio, ao longo dos dias sintomas podem surgir nas pessoas que tiveram contato com a água contaminada. As UBS são a porta de entrada para qualquer tratamento. A população pode procurar essas unidades nos bairros onde moram e lá receberão atenção e poderão começar o tratamento adequado”, informou Antonio.

As prefeituras de Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo informaram que não houve registro de desabrigados ou desalojados nestes municípios.

Tempo fechado em Búzios nesta quinta-feira Tempo fechado em Búzios nesta quinta-feira | Foto: Reprodução/Giga TV

Previsão de mais chuva

Na Região dos Lagos, a média das temperaturas nas cidades deve variar entre 20º C e 26º C nesta quinta.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de muitas nuvens durante todo o dia, com pancadas de chuva isoladas.

À noite, o tempo permanece fechado, com possibilidade de temporal com trovoadas. A probabilidade de chuva é de 90%.

Confira o tempo no fim de semana

Para sábado, dia 3, a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã e pode chover a noite. A mínima é de 20º C e a máxima de 27° C.

Já no domingo, 4, as temperaturas devem cair. A mínima prevista para Região dos Lagos é de 18° C, com 90% de chance de chuva.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.