MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Facebook realiza cadastro de partidos políticos e candidatos para a divulgação de propaganda eleitoral

Ferramenta disponibilizará dados como quem pagou pela propaganda e os valores gastos por cada candidato

Por Matheus Oliveira
13/08/18 - 14:13
Facebook realiza cadastro de partidos políticos e candidatos para a divulgação de propaganda eleitoral Rede Social irá aumentar a transparência de dados dos candidatos nas eleições de outubro. | Foto: Divulgação/ Facebook

Na última semana, o Facebook iniciou o processo de cadastro de candidatos e partidos políticos brasileiros para o início da propaganda eleitoral, na próxima quinta-feira, dia 16 de agosto, visando às eleições de 2018.

Uma das motivações da empresa para adotar tal medida é a série de escândalos que envolveram o Facebook recentemente, como a suposta influência russa nas eleições americanas de 2016 e o abuso de dados para utilização política de forma indiscriminada. A rede social informou que o Brasil é o segundo país do mundo a utilizar a ferramenta.

"Candidatos, seus representantes, partidos e coalizões políticas precisarão se registrar no Facebook para conseguir marcar um anúncio como 'Propaganda Eleitoral' quando as campanhas começarem no dia 16 de agosto", diz o texto.

Para realizar esse registro, é preciso acessar uma página dentro da própria plataforma do Facebook, onde qualquer usuário poderá acompanhar, através do item “Biblioteca de Anúncios”, informações como valores aproximados gastos pelos anunciantes e informações sobre o público atingido.

O intuito da plataforma com a ação é trazer mais transparência aos anúncios publicados. No caso das Eleições, o usuário poderá ver quem pagou pela propaganda e com o material discriminado como “Propaganda Eleitoral” vindo com o CPF ou o CNPJ do anunciante.

"É uma ferramenta nova, então ainda estamos vendo mais detalhes e devemos obter mais feedback para aperfeiçoar. Estamos procurando mais contas falsas. Fizemos muito isso nas eleições na França e [no Estado americano de] Alabama, além dos checadores de fatos".


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.