MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleitores com pendências têm títulos cancelados em Nova Friburgo e Teresópolis

No estado do Rio, mais de 11 mil pessoas não poderão votar nas eleições municipais de 2020

Por Redação Multiplix
20/07/20 - 14:50
Eleitores com pendências têm títulos cancelados em Nova Friburgo e Teresópolis Teresópolis e Nova Friburgo somam 191 títulos cancelados | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)

O cadastro eleitoral para regularização de documento ou retirada do título de eleitor terminou no dia 6 de maio. Quem não conseguiu se formalizar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve o título cancelado e não poderá votar em 2020.

No estado do Rio de Janeiro, 11.308 pessoas não se regularizaram. Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, somam 191 cancelamentos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), só em Nova Friburgo 100 eleitores não vão poder votar nas eleições municipais, porque não conseguiram regularizar sua situação até a data limite.

Em Teresópolis, são 91 eleitores que não vão poder exercer a cidadania e colocar em prática seus direitos como cidadão.

Devido a pandemia do novo coronavírus, algumas regras mudaram. Por exemplo, quem não conseguiu fazer a revisão eleitoral, iniciada em 2019, não teve o título cancelado, de acordo com a determinação do TSE.

Além disso, os municípios em que a biometria é obrigatória, o órgão também decidiu suspender o cancelamento dos títulos de quem não compareceu ao processo da revisão biométrica, para evitar o risco de contágio pela covid-19.

As datas para as eleições municipais foram adiadas. O primeiro turno vai ocorrer no dia 15 de novembro, enquanto o segundo turno está marcado para acontecer no dia 29 de novembro de 2020.

Esse ano, as eleições são para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.568 municípios. Agora, de acordo com o TSE, o eleitor poderá resolver a sua situação somente após as eleições, para estar apto a votar novamente. Para verificar a situação eleitoral, basta inserir o nome completo e a data de nascimento no site do Tribunal Superior Eleitoral, clicando aqui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.