MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleitores com deficiência já podem pedir transferência para seção especial

Locais são adaptados pela Justiça Eleitoral; veja outros serviços que também são oferecidos

Por Redação Multiplix
28/08/20 - 09:34
Eleitores com deficiência já podem pedir transferência para seção especial Em 2018, eleitores com deficiência representavam 0,64% do eleitorado nacional | Foto: Banco de Imagens

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida já pode enviar à Justiça Eleitoral o pedido de transferência para votar em uma seção especial de sua localidade, nas Eleições Municipais de 2020.

Esses ambientes são adaptados para oferecer maior acessibilidade, conforto e segurança para essa parcela do eleitorado brasileiro na votação. Até o dia 1º de outubro a Justiça Eleitoral estará recebendo os encaminhamentos, de acordo com o calendário eleitoral deste ano.

De acordo com informações da Justiça, nas Eleições Gerais de 2018, os eleitores com deficiência representavam 0,64% do eleitorado nacional. Na época, esse número era de 940.630 cidadãos. Foram adaptadas 45.621 seções eleitorais naquele pleito, garantindo o bom atendimento a esses eleitores.

Este ano, a Justiça Eleitoral informou que 1.158.234 eleitores declararam necessitar de algum tipo de atendimento especial. Houve um aumento de 93,58% no número de eleitores com deficiência. Os dados consideram a declaração do cidadão no momento do registro como eleitor.

Presos provisórios, militares e juízes

O prazo para a remessa à Justiça Eleitoral de pedido de transferência de presos provisórios e de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas para estabelecimentos com seções eleitorais próprias para essa finalidade também começou nesta semana.

Também foi iniciado o prazo para que os militares, policiais federais e rodoviários federais, bombeiros, policiais ferroviários federais, agentes de trânsito e guardas municipais que estiverem de serviço no dia da eleição possam pedir transferência temporária de seção eleitoral. As listagens com as solicitações devem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral pelas chefias desses agentes públicos.

Juízes, servidores e promotores da Justiça Eleitoral que também foram designados para trabalhar no dia das eleições, já podem solicitar a transferência de voto para outra seção eleitoral do município.

O prazo para o envio do pedido de transferência de seção de todos esses eleitores se encerra em 1º de outubro.

Mesários

Os mesários que foram convocados para o apoio logístico, também já podem pedir a transferência temporária de seção eleitoral, desde que esta se localize no mesmo município. Nesse caso, o prazo para solicitação termina em 9 de outubro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.