MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Internacional do Café: bebida ajuda friburguenses a encarar crise do covid-19

Data é comemorada nesta terça-feira, 14. Gerentes de supermercados em Nova Friburgo afirmam que procura pelo produto aumentou em meio à pandemia

Por Matheus Oliveira
14/04/20 - 14:15
Dia Internacional do Café: bebida ajuda friburguenses a encarar crise do covid-19 Café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros | Foto: Banco de Imagem

Uma bebida para todos os momentos. No dia 14 de abril é comemorado o dia internacional da bebida mais popular do mundo e uma das principais do Brasil: o café. Mesmo em meio à pandemia de covid-19, o produto segue como queridinho e ajudando friburguenses a enfrentar este momento difícil.

Segundo Célio Figueira, gerente de um supermercado no Centro da cidade, o café comum teve aumento nas vendas em meio ao isolamento social.

“A venda de café cresceu uma média de 20% desde o início da pandemia. Não sabemos se o consumo está maior, ou se as pessoas estão armazenando maior quantidade em suas casas. O preço não sofreu grandes variações, permanece na mesma faixa, diferente de outros produtos que tiveram aumento por parte da indústria alimentícia”, afirma Célio.

Por sua vez, o gerente de outro supermercado, também no Centro, Roney Brantes, destaca que no estabelecimento a venda do café comum se manteve igual e que a queda ocorreu apenas com os cafés especiais.

“O café segue no dia a dia das pessoas. Entretanto, a queda dos cafés especiais ocorreu devido à necessidade de se economizar durante a crise desencadeada pela pandemia”, declara.

Parte da rotina de milhares de brasileiros desde o século XVIII, quando as primeiras mudas foram plantadas na província do Pará, o café se tornou uma das bebidas mais consumidas pela população e o Brasil se tornou o maior produtor e exportador do grão no mundo.

Segundo uma pesquisa encomendada pela marca de bebidas holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE), o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.

A data foi criada para homenagear produtores e incentivar a indústria cafeeira. Além disso, muitos países possuem um Dia Nacional do Café, que no Brasil é celebrado em 24 de maio.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.