MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Internacional da Mulher: confira a programação na Região Serrana

Nova Friburgo e Teresópolis vão oferecer atividades diversas para celebrar a data

Por Sara Schuabb
08/03/19 - 10:10
Dia Internacional da Mulher: confira a programação  na Região Serrana Durante esta sexta-feira, Dia Internacional de Mulher, haverá atividades na área da saúde, assessoramento jurídico e social, debates, exposições, danças e maquiagem | Foto: Banco de Imagem

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8 de março, os municípios da Região Serrana do Rio, Nova Friburgo e Teresópolis, vão realizar um conjunto de ações na área da saúde, de assessoramento jurídico e social, além de debates sobre a violência contra a mulher, homenagens a mulheres ilustres da cidade, exposições fotográficas, danças e maquiagem. Também estão programadas ações em um shopping de Nova Friburgo.

Confira a programação:

- Teresópolis

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as secretarias dos Direitos da Mulher, de Educação e de Saúde, entidades e unidades de ensino, promove ações em vários pontos da cidade e do interior. Nesta sexta-feira, 8 de março, às 10h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social do Fischer, no Parque Ermitage, será realizada a palestra "Os caminhos da violência contra as mulheres e adolescentes". As ações são abertas ao público e gratuitas.

Em comemoração à data, em Teresópolis vai acontecer o 1º Encontro da Rede de Atenção Básica à Mulher, na próxima terça-feira, dia 12 de março, das 9h às 18h, no Sesc, com debates entre representantes de órgãos jurídicos que atuam no combate à violência física, sexual, moral, patrimonial e psicológica contra a mulher. Também serão discutidas proposição de ações voltadas para o enfrentamento e prevenção da violência doméstica, através da Lei Maria da Penha.

Participam do encontro, além da Secretaria Municipal de Direitos da Mulher, a Defensoria Pública, que realiza atendimento jurídico; Ministério Público, que atua diretamente nos casos de violência doméstica; representantes do Poder Judiciário, polícias Civil e Militar, OAB/RJ, o Conselho Estadual da Mulher-RJ e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, que têm o compromisso de promover políticas públicas voltadas às mulheres. As inscrições são gratuitas. O Sesc Teresópolis fica na Av. Delfim Moreira, 749, Várzea.

- Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro - CFCAM–NF, o Movimento Mulheres em Luta - MML , o Centro de Referência LGBT de Nova Friburgo, o Coletivo Estudantil - Nós por Nós, dentre outros grupos realizam um evento de celebração do Dia Internacional da Mulher na Estação Livre, no Centro, a partir das 16h. O encontro visa discutir temas como feminicídio, dados de violência contra mulher, reforma trabalhista e previdenciária e o projeto de posse de armas.

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho, a de Políticas Públicas para a Juventude e a de Saúde de Nova Friburgo também vai realizar nesta sexta-feira, 8 de março, das 9h às 16h, na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, e na Praça de Conselheiro Paulino, atendimentos socioassistenciais, orientações sobre amamentação, prevenção, pré-natal, prevenção do câncer do colo do útero e mama, aferição de pressão arterial, dia da beleza e aula de zumba.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realiza nesta sexta-feira, 8 de março, às 18h, a entrega da Medalha Mulher Cidadã Heloneida Studart, com o intuito de reforçar a luta pela igualdade entre homens e mulheres. Na ocasião, serão homenageadas mulheres friburguenses que realizam ou realizaram trabalhos relevantes na cidade. As agraciadas este ano são Irinea Leite Mansur, Maria Beatriz Abicalil Couto e Maria da Saudade Braga. A cerimônia acontece na sede do Legislativo Friburguense, Rua Farinha Filho, 50, Centro.

No Shopping Friburgo, em frente à Praça Getúlio Vargas, haverá uma programação no hall do 1º piso com exposições da artista plástica Carla Moss, da designer de joias Gianne Bonnan, de fotografias com Cinthia Cunha e Fernando Castro, degustação da Barão Bier, geleias, makes divinas, com Isadora Massena, design floral com Merian Thedin, exposição de vestidos de festa com a estilista Luisa Pimenta, canudos ecológicos e aromas.

Confira a programação nos outros bairros e distritos do município:

São Geraldo

Dia 11/03:

  • Palestra sobre o Direito da Mulher (Lei Maria da Penha)

  • Workshop de auto maquiagem e sorteio de brindes.

  • Lanches, Aferição de Pressão Arterial e Glicose, Marcação de Preventivos.

Campo do Coelho

Dia 13/03:

  • Sala de espera – Importância do Preventivo e auto exame das mamas

  • Orientações sobre higiene íntima adequada, uso de preservativos femininos, desmitificação de tabus/mitos e esclarecimentos de dúvidas sobre a saúde da mulher

  • Dinâmicas – importância da mulher

  • SPA da Beleza

  • Lanche

  • Lembrancinhas

  • Sorteio de brindes


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.