MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dezembro Verde: campanha faz alerta para abandono e maus-tratos contra animais

Em Teresópolis, a ativista Bebete promove iniciativas e abriga os bichinhos

Por Isadora Jaron
07/12/20 - 10:40
Dezembro Verde: campanha faz alerta para abandono e maus-tratos contra animais Bebete é conhecida em Teresópolis há muito anos pelo trabalho com os animais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

No último mês do ano são diversas as campanhas de conscientização, como a importância da prevenção à AIDS e ao câncer de pele. Mas dezembro também é lembrado pelo alerta sobre o abandono e os maus-tratos contra os animais, no dezembro verde.

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o Grupo EstimAção/SOS Animal, abriga cerca de mil animais, entre cães e gatos. Há anos a advogada Maria Elisabete Filpi, conhecida como Bebete, resgata os bichinhos e promove campanhas de adoção e castrações. Ela transformou o seu sítio, na zona rural do município, em um abrigo para todos os animais pudessem viver com mais qualidade de vida.

Para a advogada e ativista animal, a campanha, criada em 2015 por um cearense, devia ultrapassar as barreiras escolares e ser implementada como educação ambiental para conscientizar desde cedo as crianças sobre o cuidado com os animais e a importância da vida.

“Teria que se alertar e conscientizar a população que maltratar um animal, além de ser um crime, é uma crueldade. O animal é um ser senciente, ele sofre como nós e deve ser respeitado. Acho que a educação ambiental deveria ser implementada nas escolas, para conscientizar as crianças sobre o respeito com os animais e o meio ambiente. Isso aí já seria importantíssimo, ter essa conscientização dada nas escolas”, destacou Bebete.

No Brasil, há a Lei 9.605/98 de crimes ambientais e, complementada recentemente, a Lei 14.064 conhecida como Lei Sansão, que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos. Porém, Bebete acredita que a conscientização ainda é a forma de acabar com os abandonos e os maus-tratos.

“Existem as leis, mas o mais importante é conscientizar a não maltratar, conscientizar ao respeito a vida. O animal não é uma coisa”, finalizou Bebete.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.