MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Deputados federais ligados à Região Serrana falam sobre as expectativas para os próximos quatro anos

Em entrevista ao Portal Multiplix, Luiz Lima (PSL) e Glauber Braga (PSOL) falam sobre o atual cenário do país e projetos para a serra fluminense

Por Matheus Oliveira
06/02/19 - 14:13
Deputados federais ligados à Região Serrana falam sobre as expectativas para os próximos quatro anos Glauber Braga e Luiz Lima representam a Região Serrana no Congresso Nacional | Fotos: Divulgação

O mês de fevereiro marca o início de uma nova legislatura no Congresso Nacional, marcada por uma grande renovação na Câmara dos Deputados, com 243 parlamentares que nunca tinham passado pela Casa, o que representa 47,3% das 513 cadeiras disponíveis. Duas delas são de deputados com ligações com a Região Serrana do Rio, mais especificamente Nova Friburgo: Glauber Braga (PSOL) e Luiz Lima (PSL). Ambos concederam entrevistas ao Portal Multiplix nas quias detalharam quais os principais desafios para o Brasil nos próximos quatro anos.

Representar Nova Friburgo

  • Luiz Lima: “representar Nova Friburgo, uma cidade que, além de ter uma importância muito grande para o Rio de Janeiro, tem uma importância na minha vida pois acolheu minha mãe que, aos sete anos, estudou na cidade. Meu início na política aconteceu em Nova Friburgo e o nascimento da minha candidatura ocorreu no município. Representar Nova Friburgo é fazer parte do início de uma nova história e trabalhar por uma cidade que me deu 17% dos votos e me fez ser campeão de votos no município, me alavancando para todo o estado. Para mim, é uma honra e um grande desafio retribuir a confiança do friburguense.”

  • Glauber Braga: “é uma responsabilidade enorme devido ao momento duro e difícil que o país está passando ser um representante do estado, do interior, da Região Serrana e de Nova Friburgo. Isso faz com que a gente tenha que ampliar esse espaço de representação através de mecanismos de participação direta e contato permanente com o povo na rua, o que eu sempre fiz. Nessa legislatura devemos ampliar esses mecanismos de diálogo com discussões construtivas sobre os rumos que a gente precisa construir para o Brasil.”

Desafios

  • Luiz Lima: “o principal desafio como parlamentar é garantir a governabilidade do governo Jair Bolsonaro. Cheguei em Brasília e escutei que essa é a maior mudança aqui no Congresso Nacional, em termos de alteração na operação do modus operandi do Congresso desde os anos 70. Meu desafio principal é encontrar um equilíbrio entre o governo e a oposição, pois a gente quer que o Brasil vá para frente. E cabe a nós, parlamentares da base do governo, garantir esta articulação política para que a gente tenha o menor número de obstáculos possíveis. Dentro deste quadro estão envolvidas várias reformulações que a gente espera como a reforma penal, a tributária, a Reforma da Previdência, que são fundamentais para o futuro e o bem-estar da população brasileira.”

  • Glauber Braga: “o principal desafio é mostrar que é necessário ter uma oposição consistente. Agora, por exemplo, o governo anuncia a Reforma da Previdência e vaza um texto pior que a Reforma proposta pelo Michel Temer (presidente do Brasil entre 2016 e 2018) e que faz com que você tenha a diminuição do rendimento para quem ganha Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou seja, para quem tem um quarto de salário mínimo por renda por pessoa na família e dificuldade sensorial de natureza grave. Dialogar sobre isso com o povo é um dos nossos maiores desafios. Além disso, o texto da Reforma estabelece 65 anos como idade mínima como se todos as atividades profissionais fossem iguais e todas as regiões tivessem as mesmas expectativas de vida.”

Quatro anos

  • Luiz Lima: “acho que temos um governo que transformou o Executivo, diminuindo os ministérios, com escolhas técnicas mudando um pouco do modus operandi da velha política que estava implantada em nosso país. Acredito que no Executivo vamos ter de cara uma grande mudança e para que ela aconteça cabe ao Legislativo aprovar reformam urgentes para que não só o Legislativo, mas o Judiciário também acompanhe essas mudanças.”

  • Glauber Braga: “acho que a gente vai enfrentar um período de muita dificuldade e acho que não podemos esperar um cenário simples. A tendência é de criminalização dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada. Podem esperar, da minha parte, um mandato de muito trabalho e de diálogo permanente com as pessoas como eu sempre fiz. Estou com 36 anos, iniciando meu quarto mandato como deputado federal, só tenha a agradecer, pois quando eu era um menino a população da região me concedeu a maior votação que um político já teve. E hoje, com mais experiência e mais aprofundamento, podemos realizar as discussões dos temas nacionais com consistência.”

Prioridades

  • Luiz Lima: “como parlamentar do Rio de Janeiro, meu maior dever é fiscalizar, e fiscalizar os investimentos federais destinados ao estado. Tenho uma enorme preocupação nas áreas de segurança, educação e saúde. Mas o que me preocupa muito no meu estado e na cidade do Rio é o problema habitacional. Então, ao meu ver, o que a gente vive hoje com problemas em outras áreas, está ligado ao problema habitacional. Temos muitas favelas e comunidades no estado do Rio de Janeiro, com pessoas vivendo em condições desumanas. Uma das minhas prioridades será lutar pela melhoria da habitação do cidadão fluminense.”

  • Glauber Braga: “continuamos priorizando a participação popular, a educação, quero ser novamente integrante da Comissão de Educação, que é discutir os temas nacionais, que é dar garantias a estudantes e professores, mas também discutir os temas locais como o fortalecimento do Cefet, que já tem vários cursos e teve agora uma emenda colocada por nós, e discutida com a comunidade. O fortalecimento do que é público na educação será uma prioridade.”

Projetos para a Serra

  • Luiz Lima: “o que vem a minha cabeça é o absurdo das obras inacabadas do Hospital de Câncer da Região Serrana, em Nova Friburgo. Foram recursos federais, houve um não-comprometimento do governo estadual e ficou nesse impasse, fazendo com que muitos moradores da serra fluminense tenham que descer para o Rio em uma situação muito triste. Já é difícil estar com câncer e não ter este atendimento na sua região é muito duro. A cidade de Nova Friburgo possui grandes indústrias, não só de fechaduras e cadeados ou da moda íntima e você tem que ter o governo estadual e federal como parceiros, e eu tenho uma enorme preocupação a dar emprego às pessoas e fomentar a produção das empresas.”

  • Glauber Braga: “primeiro dar continuidade aos projetos apresentados nos encontros de emendas participativas. Se você chega em qualquer região de Nova Friburgo, tem uma emenda indicada por nós. Em Lumiar, a emenda indicada para o posto de Saúde é de nossa autoria. Os projetos que a população pode esperar são aqueles que discutimos com as pessoas e indicamos a partir deste diálogo. Podem esperar de forma muito consistente investimentos na área de educação, seja no Cefet, na UFF, o trabalho que está sendo feito no Instituto Federal, em Cordeiro, que só vamos ampliar no nosso mandato.”


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.