MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Depois de adiar horário de verão por causa da eleição, governo muda data de novo devido ao Enem

Medida passa a vigorar em 18 de novembro. Pedido foi feito pelo MEC para não atrapalhar estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio

Por Matheus Oliveira
04/10/18 - 10:11
Depois de adiar horário de verão por causa da eleição, governo muda data de novo devido ao Enem Horário de Verão sofre nova alteração e será reduzido em razão do Enem e das eleições | Foto: Banco de Imagens

O horário de verão sofreu um novo adiamento e vai começar apenas em 18 de novembro, em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido foi feito pelo Ministério da Educação, na última quarta-feira, dia 3 de outubro, e deverá ser publicado pelo presidente Michel Temer no Diário Oficial da União nos próximos dias. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4 de novembro, justamente a data em que será realizada a primeira fase do Enem.

Segundo o MEC, o pedido foi feito para não prejudicar os estudantes que prestarão o exame e buscam uma vaga em instituições de ensino superior. A partir de 18 de novembro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora.

Vale lembrar que em razão do segundo turno das eleições deste ano, marcado para ocorrer em 28 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia decidido adiar em duas semanas o horário de verão neste ano, para a primeira semana de novembro.

Com o horário de verão, a diferença para o Acre, por exemplo, chega a três horas, o que obrigou o TSE a atrasar a divulgação do resultado em 2014. Desta forma, o Judiciário solicitou ao presidente Michel Temer (MDB-SP), que alterasse o texto do decreto que estabelece o horário de verão.

“Fica instituída a hora de verão a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional adiantada em sessenta minutos em relação a hora legal”, diz o texto alterado.

Apesar da nova data para o início da mudança de horário, o fim do horário de verão permanece previsto para o dia 16 de fevereiro de 2019. Nesta data, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Horário de Verão

O horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora, fazendo com que o dia dure mais e gere economia no uso da energia elétrica. Além disso, a medida pode trazer benefícios para a prática esportiva, o comércio e outras ações realizadas durante o dia. Por outro lado, o horário de verão pode afetar padrões de sono e até atrapalhar viagens.

O primeiro a propor a instauração do horário de verão foi o neozelandês George Hudson em 1895. Os primeiros países a utilizarem a medida foram a Alemanha e a Áustria-Hungria em 1916. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, em todo o território nacional, sendo adotado regularmente desde 1985.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.