MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dados mostram mais de 100 mil denúncias de violência contra a mulher em 2020

Do total de registros, mais de 29 mil são referentes à violação de direitos civis e políticos

Por Redação Multiplix
08/03/21 - 10:42
Dados mostram mais de 100 mil denúncias de violência contra a mulher em 2020 72% dos registros são referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher | Foto: Banco de Imagem

O Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta segunda-feira, 8 de março. Porém, em pleno século 21, os registros de violência contra a mulher continuam bem altos. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em 2020, foram mais de 100 mil denúncias de abusos e agressões.

Os dados são da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e do Disque 100 (direitos humanos). Segundo o Ministério da Mulher, de todos os registros, 72% (75.753) deles são referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Já os outros 28% (29.919) das denúncias são referentes à violação de direitos civis e políticos, que incluem, por exemplo, condição análoga à escravidão, tráfico de pessoas e cárcere privado. Também estão relacionadas à liberdade de religião e crença e o acesso a direitos sociais como saúde, educação, cultura e segurança.

A Lei Maria da Penha, que tem o objetivo de estipular punição adequada e coibir os atos de violência doméstica contra a mulher, caracteriza as agressões e abusos pela ação ou omissão que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher. Ainda estão na lista danos morais ou patrimoniais a mulheres.

As denúncias de violências contra a mulher em 2020 representam, aproximadamente, 30,2% do total de 349.850 denúncias realizadas no Disque 100 e no Ligue 180.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.