MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades das regiões Serrana e dos Lagos definem como fica o feriado de Carnaval

Estado ainda não decidiu se a folga será ou não mantida

Por Kessia Coutinho e Vinícius Pereira
11/02/22 - 08:56
Cidades das regiões Serrana e dos Lagos definem como fica o feriado de Carnaval Cidades da Região Serrana cancelaram ou adiaram os desfiles de Carnaval deste ano | Foto: Banco de Imagem

Com o cancelamento ou adiamento do Carnaval em algumas cidades das regiões Serrana e dos Lagos do Rio, devido à Covid-19, uma grande dúvida surgiu em torno da festa mais popular do Brasil: a data vai ser considerada feriado ou não já que os desfiles não vão acontecer?

O que muitas pessoas não sabem é que a terça de carnaval não é feriado nacional, apenas alguns estados, como o Rio de Janeiro, consideram a data feriado estadual por meio da Lei 5.243 de 14 de maio de 2008.

Região Serrana

Algumas cidades da Região Serrana, que fazem parte da área de cobertura do Portal Multiplix, decidiram manter a folga no Carnaval, mesmo sem os desfiles.

Em Cordeiro, a prefeitura informou que, a princípio, estão mantidos os feriados conforme o calendário. Já a de Duas Barras disse que a terça-feira, 1º de março, será feriado e que a definição sobre o ponto facultativo na segunda-feira ainda será avaliada.   

Em Santa Maria Madalena, a prefeitura definiu por decreto publicado nesta terça-feira, 8, que o feriado está mantido e haverá ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira, que antecede o feriado de Carnaval) e 2 de março (quarta-feira de cinzas).

O município de Sumidouro informou que vai manter o feriado de terça-feira, 1º.

A Prefeitura de Teresópolis explicou que ainda não houve uma definição sobre o assunto, assim como Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo e Trajano de Moraes.

Em Nova Friburgo, o governo municipal aguarda uma definição do estado sobre o feriado, já que vai seguir o calendário estadual.

A Prefeitura de Macuco ainda não deu informações sobre a data. A reportagem também tenta contato com as prefeituras das cidades de Bom Jardim e São Sebastião do Alto sobre o assunto.

Carnaval é feriado no estado do Rio Carnaval é feriado no estado do Rio | Foto: Vinícius Pereira

Região dos Lagos

O Portal Multiplix também questionou as cidades da área de cobertura da Região dos Lagos do Rio sobre o feriado de Carnaval.

A Prefeitura de Cabo Frio informou que está confirmado o ponto facultativo em todas as repartições públicas na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, na terça-feira, 1º de março e na quarta, 2, até meio-dia. Após esse horário, o funcionamento será normalizado em todos os setores.

Ainda segundo o município, durante este período, ficarão garantidos o funcionamento dos serviços essenciais como atendimento médico de urgência (Unidade de Pronto Atendimento 24h – UPA), limpeza urbana, as atividades a cargo da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, como a Guarda Civil Municipal, Guarda Marítima e Ambiental.

Essas atividades vão seguir o sistema de plantões ou prontidão, com o objetivo de assegurar o funcionamento dos serviços na cidade.

A prefeitura reforçou também que, em virtude da pandemia, não haverá desfile de blocos de rua ou qualquer outra programação em áreas públicas do município no Carnaval deste ano.

No dia 11 de janeiro a Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCAF) cancelou o carnaval de rua na cidade. A medida foi adotada para garantir a saúde e a segurança dos foliões, da população e dos turistas.

Já a assessoria de comunicação de Búzios disse que haverá ponto facultativo no município, mas ainda não confirmou as datas específicas. A prefeitura adiantou que um novo decreto será publicado até a chegada do Carnaval.

Na cidade, o cancelamento da folia aconteceu por meio de um decreto publicado no dia 13 de janeiro.

O Portal Multiplix entrou em contato também com as prefeituras de Araruama e Arraial do Cabo, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.