MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades da Região Serrana realizam simulados de áreas de risco neste domingo

Em Nova Friburgo e Teresópolis, eventos acontecem nos bairros da Ponte da Saudade e Vale da Revolta

Por Redação Multiplix
23/11/18 - 12:31
Cidades da Região Serrana realizam simulados de áreas de risco neste domingo Cuidados com as áreas de risco da Região Serrana serão o objetivo principal dos simulados da Defesa Civil | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As cidades da Região Serrana realizam, no próximo domingo, dia 25 de novembro, um simulado de desocupação de áreas de risco como forma de preparação para o período de chuvas que já começa a atingir algumas cidades.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, a Defesa Civil vai realizar um simulado de desocupação de áreas de risco na Ponte de Saudade a partir das 11h. A localidade foi escolhida como forma de prestigiar os voluntários que se formaram recentemente no curso de capacitação e estão integrando o novo Núcleo de Proteção de Defesa Civil (NUPDEC) no bairro.

 A ação terá uma dinâmica diferente da forma habitual: desta vez, a Defesa Civil vai simular que as sirenes de alerta do bairro não funcionaram e o aviso de risco será feito por meio da sirene móvel, que fica acoplada a uma caminhonete.

 O simulado acontece no ponto de apoio da Ponte da Saudade, que fica na Escola Municipal Professor Dante Magliano, na Estrada Professor César Guinle, S/N.

 A Prefeitura de Nova Friburgo aproveita para lembrar que um grande simulado de desocupação de áreas de risco já foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em todas as 29 comunidades mapeadas pela Defesa Civil, inclusive na Ponte da Saudade. Essa nova ação, que será realizada no próximo domingo, é justamente para simbolizar a data, marcada em todo o estado do Rio.   Alertas   Para evitar a propagação de informações falsas, a Defesa Civil solicita que os moradores enviem um SMS para o número 40199. Na mensagem, basta digitar o CEP da rua. É uma maneira simples, gratuita e eficiente para ficar por dentro das informações oficiais da Secretaria.

Teresópolis

Em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Defesa Civil fará, neste domingo, às 10h, no Vale da Revolta, um exercício simulado para treinar a população e profissionais nos procedimentos em caso de risco ou acidentes.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Coronel Albert de Andrade, a iniciativa possibilita tornar as comunidades mais esclarecidas e participativas para que cada segmento seja capaz de se autoproteger.

 O exercício é uma alusão ao Dia Estadual de Risco de Desastres, celebrado em 29 de novembro. A data foi estabelecida pelo Governo do Estado para aumentar a percepção dos riscos cotidianos na sociedade. O Coronel Albert destaca que é fundamental a mobilização de todos para diminuir as ameaças e tornar as respostas a acidentes mais eficientes.

 O aprimoramento das ações é fruto da integração entre as secretarias de Defesa Civil Municipal e Estadual, organizações não governamentais, como a Cruz Vermelha Brasileira, e a população, bem como do alinhamento dos procedimentos a serem adotados frente às adversidades.

Outros simulados serão realizados nos bairros que possuem o Sistema de Alerta e Alarme em datas a serem programadas. Teresópolis tem 24 sirenes, das quais 9 contam com pluviômetros. Os equipamentos estão instalados nos bairros Caleme, Coreia, Corta Vento, Ilha do Caxangá, Fischer, Fonte Santa, Granja Florestal, Perpétuo, Pimentel, Quinta Lebrão, Rosário, Santa Cecília e Vale da Revolta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.