MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chafariz de praça em Nova Friburgo recebe nova iluminação

Espaço localizado em ponto turístico da cidade ganhou luzes coloridas nesta semana

Por Matheus Oliveira
20/09/18 - 13:56
Chafariz de praça em Nova Friburgo recebe nova iluminação Iluminação da praça Getúlio Vargas foi realizada através de parceria pública privada | Foto: Divulgação/João Luccas Oliveira

Um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo, a Praça Getúlio Vargas, está com uma novidade para turistas e moradores: o chafariz do espaço recebeu uma nova iluminação a partir da última semana. A novidade se deu em razão de uma parceria da Secretaria de Serviços Públicos e a iniciativa privada, que financiou a instalação de lâmpadas, com uma iluminação colorida, se tornando o espaço ainda mais atrativo para quem passa pelo local.

O secretário de Serviços Públicos de Nova Friburgo, Amarílio Salarini, comentou a respeito da ação realizada no espaço.

“Essa é uma preocupação constante do Governo Municipal, em não só de cuidar, mas também de recuperar os nossos espaços públicos, como temos feito bastante, nas praças, fontes, canteiros e o chafariz, que fica na praça central da cidade, dando um destaque a mais com a nova iluminação que foi implantada"”, declarou.

Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas possui 360 metros de comprimento e aproximadamente 50m de largura e foi criada através e um projeto do paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, executado pelo arquiteto Carlos Engert e financiado pelo Barão de Nova Friburgo, Antonio Clemente Pinto. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1972, por ter construções ecléticas e de estilo germânica ao seu redor. Ela foi classificada como conjunto arquitetônico e paisagístico.

Atualmente, o ponto turístico passa por um processo de requalificação previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o intuito de regulamentar o corte e poda de árvores na praça em obras previstas para começar em março de 2019. 

O caso foi tema de audiência pública realizado no fim de agosto na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Friburgo em que se produziu uma carta a ser entregue a instituições como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fundação Dom João VI, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e para os gabinetes dos deputados estadual Wanderson Nogueira, e federal Glauber Braga.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.