MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campanha da Fraternidade 2022 é lançada oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas

Tradicionalmente, a Diocese de Nova Friburgo dará início à campanha no fim de semana

Por Redação Multiplix
02/03/22 - 16:18
Campanha da Fraternidade 2022 é lançada oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas Campanha da Fraternidade terá como tema este ano 'Fraternidade e Educação' | Foto: Divulgação/CNBB

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma. Com ela, começa oficialmente também a Campanha da Fraternidade, que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Educação”, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A campanha vai acompanhar o lema bíblico extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

De acordo com a tradição, na Diocese de Nova Friburgo, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade acontece no primeiro fim de semana da Quaresma, nos próximos dias 5 e 6 de março, sábado e domingo, respectivamente.

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma | Foto: Divulgação/Diocese Nova Friburgo

Pela terceira vez na história da Campanha da Fraternidade, o tema será voltado à Educação, que já foi proposta de reflexão em 1982 (Educação e Fraternidade - A Verdade vos Libertará) e em 1998 (Fraternidade e Educação - A Serviço da Vida e da Esperança).

O texto-base desta edição informa que, “foi a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 no Vicariato Episcopal Sede, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, às 15h. A Santa Missa será transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia, com retransmissão pelo Facebook da Diocese.

Segundo ele, precisamos educar a nossa fala para ensinar com amor. Por isto, o tema da campanha toca diretamente a conversão do ser humano.

"Devemos rezar pelos profissionais da educação e pelos governantes, pelos que tem poder de decisão, para que possamos oferecer uma educação de qualidade, uma educação integral, uma educação para a paz, para os valores, para o respeito. Temos muitas lacunas para fechar, já que o setor foi duramente impactado pela pandemia", disse.

O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, fará a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, fará a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 | Foto: Divulgação/Diocese Nova Friburgo

Nos demais Vicariatos da Diocese também haverá programação especial. No Litoral, a abertura acontece no sábado (5/3), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé. A programação começa às 9h e inclui animação, Momento Mariano e Santa Missa. No Vicariato Norte a abertura também será realizada no sábado (5/3), no Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo.

Gesto concreto

Conforme o costume, a Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o país. Os recursos são destinados aos Fundos da Solidariedade (Diocesanos e Nacional), os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Cronograma de missas para Quarta-Feira de Cinzas (02/03)

Vicariato sede

  • Catedral São João Batista – Centro (Nova Friburgo) – 10h, 16h e 19h (Missa presidida pelo Bispo Diocesano) Transmissão AO VIVO pelas redes sociais da Diocese

  • Paroquia São Cristóvão - Mury (Nova Friburgo) - 19h

  • Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Cachoeiras de Macacu) - 19h: Igreja Matriz e Capela do Guapiaçu

  • Paróquia Sant'Anna - Japuíba (Cachoeiras de Macacu) - 9h30 e 19h

  • Paróquia Imaculada Conceição – Jardim Ouro Preto (Nova Friburgo) - 19h30: Igreja Matriz, na Capela São Sebastião (Chácara do Paraíso) e na Capela Nossa Senhora do Amparo (Amparo)

  • Paroquia Nossa Senhora do Rosário - Riograndina (Nova Friburgo) - 18h: Via Sacra na Praça; 19h30: Missa na Igreja Matriz com a Abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

  • Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras (Nova Friburgo) – 19h: Igreja Matriz e Capela São Geraldo

  • Paroquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) - 19h

  • Paróquia Nossa Senhora das Graças - Olaria (Nova Friburgo) - 7h30: Confissões; 8h: Santa Missa; 18h30: Confissões; 19h: Santa Missa

  • Paróquia de São Bento Abade – Ypu (Nova Friburgo) - 19h

  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer (Sumidouro) - 8h e 19h

  • Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado (Nova Friburgo) - 19h

  • Paróquia Sant'Ana - Cônego (Nova Friburgo) - 19h

  • Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Bela Vista (Nova Friburgo) – 19h

  • Paróquia Santa Edwiges – Vale dos Pinheiros (Nova Friburgo) – 10h

  • Paróquia São Roque – Olaria (Nova Friburgo) - 19h

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.