MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cadê o frio? Tempo quente na serra em pleno mês de maio chama a atenção

Meteorologista do Inmet afirma que a explicação para essa anomalia está no fenômeno El Niño. Entenda na reportagem

Por Matheus Oliveira
06/05/19 - 17:49
Cadê o frio? Tempo quente na serra em pleno mês de maio chama a atenção Temperaturas acima da média devem marcar o mês de maio na Região Serrana do Rio | Foto: João Luccas Oliveira

Muita gente que vive na Região Serrana deve estar se perguntando: onde está o frio característico da serra? Apesar de ainda estarmos no outono, o mês de maio costuma dar aquela “amostra grátis” de inverno, com dias bem gelados e temperaturas mínimas abaixo dos 10ºC, especialmente durante a noite. Mas segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, este mês de maio não deve ter queda brusca na temperatura.

De acordo com Marlene, o fenômeno El Niño vem ajudando a manter a temperatura alta, com máximas chegando a 30ºC na reta final do outono. Ela cita o exemplo de uma frente fria que está neste momento a caminho do estado do Rio de Janeiro, mas que não deve ser suficiente para deixar o clima muito frio.

“A Região Sudeste, incluindo a serra fluminense, está em uma situação pré-frontal, ou seja, que antecede a chegada de uma frente fria. Ela está na Região Sul, após descer da Amazônia, e chegará aos estados do Sudeste nas próximas 24 horas. Mesmo assim, em razão do El Niño, não vão ocorrer quedas bruscas nas temperaturas”, afirma.

O El Niño é um aquecimento nas superfícies das águas do Oceano Pacífico que acaba elevando as temperaturas no planeta. Segundo a meteorologista do Inmet, não existe previsão para a chegada de uma massa de ar frio que faça as temperaturas caírem de forma drástica.

“A temperatura deve cair um pouco, mas não fará aquele frio que todos estão acostumados na Região Serrana. Além disso, essa diminuição de temperatura vai até o dia 10 e, depois, a temperatura vai subir novamente”, declara.

A meteorologista destaca ainda que a sensação de frio que sentimos na parte da noite ocorre “quando temos o céu limpo, sem vento, com todo calor absorvido na véspera e que se perde no espaço. Ou seja, sem nebulosidade, esse calor vai para o espaço e o ar que subiu mais úmido, evapora e retorna frio para as camadas mais baixas.”

Em Nova Friburgo, o Inmet aponta que, durante esta semana, os dias podem ter sol com aumento de nuvens e possibilidade de chuvas. Os termômetros variam entre 13ºC e 30ºC. Já o Climatempo indica dias de sol, com aumento de nuvens e chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperaturas devem marcar entre 13ºC e 26ºC.

Já em Teresópolis, o Inmet indica que a semana contará com dias claros, com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva isolada. Os termômetros podem variar entre 13ºC e 30ºC. Segundo o Climatempo, a cidade serrana deverá ter uma semana com sol, aumento de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Os termômetros podem marcar mínima de 15ºC e máxima de 30ºC.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.