MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cachoeiras de Macacu recebe serviço gratuito de castração de pets nesta semana

Ação é oferecida pelo programa RJ Pet, que já atendeu mais de 100 mil animais nos últimos sete meses

Por Natalia Amorim
25/07/22 - 10:12
Cachoeiras de Macacu recebe serviço gratuito de castração de pets nesta semana O 'CastraPet' estará disponível durante toda a semana em Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/RJPet (Governo do Estado do RJ)

Durante esta semana, os proprietários de pet poderão castrar seus animais gratuitamente em Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio.

A castração de cães e gatos acontecerá no Parque de Exposições da Ribeira, da seguinte forma:

  • Segunda, dia 25, e quinta, 28, serão castrados os caninos machos
  • Terça, dia 26, e na sexta, dia 29, será a vez das fêmeas
  • Quarta, dia 27, a castração será destinada somente aos felinos, de ambos os sexos

O 'CastraPet' faz parte de uma ação do programa 'RJPet', do governo do estado.

Moradores da cidade que tiverem interesse no serviço devem realizar o agendamento através deste site.

“Somente através da castração podemos diminuir o número de animais nas ruas, evitando nascimentos não planejados. Essa também é uma causa de saúde pública, pois ajuda a controlar o número de zoonoses. E por fim, envolve milhares de pessoas apaixonadas por animais”, explica a subsecretária estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa.

Número de animais abandonados

Atualmente existem cerca de 3 milhões de animais abandonados somente no estado do Rio Atualmente existem cerca de 3 milhões de animais abandonados somente no estado do Rio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O estado do Rio tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e Instituto Pet Brasil.

Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos. De acordo com o indicativo, durante a pandemia, a quantidade de animais abandonados no RJ subiu 40%, chegando perto de 1,3 milhão de novos bichos desabrigados.

Uma gata não castrada, por exemplo, pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação, haverá, em três anos, cerca de 1.728 gatos nas ruas.

Já no caso das cadelas, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

Mais de 100 mil castrações em sete meses

Especialistas afirmam que a esterilização é a forma mais eficaz de reduzir o número de animais nas ruasEspecialistas afirmam que a esterilização é a forma mais eficaz de reduzir o número de animais nas ruas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O início das esterilizações feitas através do RJPet foi em dezembro do último ano e o objetivo inicial era alcançar a marca de 100 mil animais castrados em 12 meses.

Contudo, com clínicas licitadas e situadas em todas as regiões do estado, e seis castramóveis itinerantes atendendo em pontos estratégicos da Região Metropolitana, foi possível chegar a esse número antes do previsto.

O resultado disso é que em apenas sete meses a meta foi alcançada.

O projeto de castração é o maior da América Latina, e tem como um dos principais objetivos a diminuição do número de animais abandonados nas ruas.

Castrações na área de cobertura do Portal Multiplix

Das 100 mil castrações realizadas ao longo dos últimos sete meses, pouco mais de 10 mil foram feitas no litoral e 6.635 foram feitas na Região Serrana do Rio.

A previsão é que o trabalho continue até o fim do ano.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.