MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Beneficiários da Prestação Continuada devem se cadastrar no Cadastro Único

Em Nova Friburgo, 1.400 famílias precisam se cadastrar e 2.500 recebem o benefício

Por Matheus Oliveira
23/07/18 - 11:04
Beneficiários da Prestação Continuada devem se cadastrar no Cadastro Único Divulgação do Beneficio da Prestação Continuada. | Foto: Divulgação

As famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão estar registradas no Cadastro Único do Governo Federal para continuar recebendo o benefício, de acordo com informações da Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Nova Friburgo. O objetivo da ação é manter o benefício ativo e possibilitará o acesso a outros programas do governo, conforme determinado pela Portaria Interministerial n° 5/2017, publicada em 26/12/2017, no Diário Oficial da União. 

O BPC é um direito de famílias que tenham idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência. A renda total da família não pode ultrapassar um quarto por pessoa, isto é, um quarto do salário mínimo. Hoje, em Nova Friburgo, são 1.400 famílias que precisam se cadastrar, porém, 2.500 recebem o auxílio. O recadastramento deve ser feito anualmente ou quando houver alguma alteração no endereço, na renda, mudança de escola, mudança dos integrantes da família (saída ou chegada de pessoas) e nascimento/falecimento de moradores.

A secretária de Assistência Social de Nova Friburgo, Emmanuele Marques Mendonça, informou que essa é uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) com o intuito de aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais garantidos pelo governo.

“Algumas pessoas chamam de 'recadastramento', mas na verdade é um cadastramento daqueles que recebem o benefício, mas ainda não estão no CadÚnico”, acrescentou a secretária Emmanuele.

O prazo para realizar o cadastro é até o dia 30 de novembro de 2018. Para realizá-lo é fundamental estar com o CPF de cada morador em mãos. É necessário que um representante da família, com idade acima dos 16 e que pegue parte das despesas da residência, se dirija até uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O CRAS está presente em quatro localidades de Nova Friburgo: Campo do Coelho, na Av. Antonio Mario de Azevedo, n° 133256; Conselheiro Paulino, na Rua Antenor Fernandes, n° 8; Olaria, Av. Julio Antonio Thurler, n° 430; e no Centro, Rua Mac Níven, n° 4.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.