MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Audiência pública para concessão dos serviços de água e esgoto esclarece dúvidas da população teresopolitana

Participantes puderam dar sugestões para o novo edital de licitação

Por Luisa Machado
19/08/19 - 09:17
Audiência pública para concessão dos serviços de água e esgoto esclarece dúvidas da população teresopolitana População teresopolitana pode tirar dúvidas e fazer sugestões | Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis realizou, na última quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a segunda audiência pública para tratar da concessão dos serviços de água e esgoto do município.

Participaram do encontro moradores de Teresópolis interessados em tirar dúvidas quanto à concessão dos serviços e representantes das secretarias de Planejamento e Projetos, Administração e Meio Ambiente e também integrantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto. Durante a reunião, as pessoas presentes puderam fazer perguntas, dar opiniões e sugestões sobre o processo de licitação.

As colaborações da população vão ser analisadas pelo poder público para serem incluídas no novo edital de licitação, como explica o secretário municipal de Administração, Lucas Guimarães.

As propostas apresentadas na 2ª Audiência Pública e pela internet serão analisadas para inclusão na terceira versão da minuta do Termo de Referência. Esse documento traz todas as especificações técnicas dos serviços a serem prestados e servirá de base para o edital de futura concorrência pública. Depois, o edital seguirá para avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, afirma.

Durante a reunião, foram esclarecidas dúvidas da população quanto ao reajuste tarifário, que seguirá as mesmas regras praticadas pela empresa que presta o serviço atualmente, e também será disponibilizada uma tarifa social para as pessoas incluídas nos programas sociais do Governo Federal. Para os moradores de áreas populares com baixo poder aquisitivo, está sendo estudada a criação de uma tarifa diferenciada.

Além disso, a administração municipal também prestou garantia de que a água recebida é tratada, e que a coleta e tratamento de esgoto acontecerão nas áreas urbanas e rurais do município. Foi esclarecido o funcionamento do sistema que recolherá o esgoto, que será retirado de casa em casa e encaminhado para uma estação de tratamento. Nos locais em que não houver alcance técnico, será instalado um sistema que intercepta o esgoto antes que ele chegue às galerias pluviais, levando-o para a estação de tratamento.

 "A Gestão Municipal tomou o cuidado de incluir no Termo de Referência que novas tecnologias poderão ser adotadas, ao longo do contrato de 25 anos de concessão, tomando por base as resoluções ambientais vigentes neste período. A medida é necessária para que os sistemas de tratamento de água e de esgoto não fiquem obsoletos, prejudicando a qualidade de vida da população", relatou o secretário Flavio Castro, de Meio Ambiente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.