MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aneel proíbe corte de luz dos brasileiros até 31 de julho deste ano

Renovação da medida vale para consumidores que estão inadimplentes durante a pandemia de covid-19

Por Redação Multiplix
16/06/20 - 11:13
Aneel proíbe corte de luz dos brasileiros até 31 de julho deste ano Aneel diz que o uso das bandeiras tarifárias continua suspenso | Foto: Banco de Imagem

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) renovou a proibição do corte de energia elétrica para brasileiros que estiverem inadimplentes, durante a pandemia do novo coronavírus. A medida, prevista na resolução 878, aprovada em março, sobre as ações de proteção durante a crise sanitária, segue agora até o dia 31 de julho.

“Fica prorrogada, portanto, até 31 de julho, a proibição do corte de fornecimento de energia elétrica por inadimplência de unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais , incluindo baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais pela legislação, tais como assistência médica e hospitalar, unidades hospitalares, institutos médico-legais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue, entre outros”, diz a nota divulgada no site da Aneel.

A agência também já havia divulgado que o uso das bandeiras tarifárias - verde, amarela e vermelha - continua suspenso. E além das medidas até o dia 31 de julho, a Aneel divulgou outras deliberações, como a permissão das distribuidoras suspenderem temporariamente o atendimento presencial ao público, como medida para preservar a saúde dos seus colaboradores e da população, em atendimento às restrições impostas por atos do poder público.

Com isso, deve haver a priorização nos atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência e a intensificação no uso de meios automáticos de atendimento para o funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Os prazos para a solicitação de ressarcimento por danos em equipamento estão suspensos. “A medida é necessária, uma vez que o processo de ressarcimento envolve a circulação de técnicos até a casa do consumidor para verificar o dano”, informou a agência.

Também foi permitida a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores, podendo a distribuidora enviar aos consumidores as faturas eletrônicas ou o código de barras, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

A Aneel também vai abrir uma consulta pública para que haja um debate com a sociedade sobre como acontecerá, de forma gradual, a volta da possibilidade do corte do fornecimento de energia para os inadimplentes, a partir do dia 1º de agosto, assim como o retorno do atendimento presencial.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.