MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerj dá andamento ao pedido de impeachment de Luiz Fernando Pezão

Governador, atualmente preso, pode perder os direitos políticos. Legislativo deve decidir ritos do processo ainda nesta quarta-feira

Por Matheus Oliveira
05/12/18 - 14:30
Alerj dá andamento ao pedido de impeachment de Luiz Fernando Pezão Luiz Fernando Pezão enfrenta problemas no fim de seu mandato à frente do Governo do Estado do Rio | Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) acatou na última terça-feira, dia 4 de dezembro, por 6 votos a 1, a decisão judicial, movida pela bancada do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), que pede o impeachment do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), preso na semana passada, na operação Boca de Lobo. O legislativo fluminense dará andamento ao pedido e deve decidir ainda nesta quarta-feira, 5, os ritos sobre o processo de impedimento.

O pedido foi protocolado na Alerj em fevereiro de 2017 e se arrastava desde então. No documento, o partido de oposição listou várias irregularidades classificadas de crime de responsabilidade como o descumprimento de decisões judiciais, a não aplicação do mínimo constitucional na área de saúde, e crimes contra a guarda e o emprego do dinheiro público na conservação do patrimônio do Rioprevidência, um fundo de previdência dos servidores estaduais.

"Não é aceitável que o governo estadual se furte das suas responsabilidades de gestão sobre a justificativa de uma crise imprevisível", diz uma parte da solicitação.

Em maio o pedido foi arquivado pelo então presidente da Alerj, Jorge Picciani, que atualmente se encontra preso. A partir desta decisão, o PSOL entrou com um pedido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que em setembro, ordenou que a Assembleia Legislativa apreciasse o pedido.

Um dos integrantes da bancada do PSOL na Alerj, o deputado friburguense, Wanderson Nogueira, comentou a respeito da atual situação da política fluminense. “Alertávamos antes mesmo da crise financeira estourar e prejudicar a vida da população. É tão tardio quanto a decisão da justiça de interromper o suposto esquema de anos apenas no mês final do mandato de Pezão que não cumpriu sequer com suas promessas, como a do Hospital do Câncer que tanto cobramos. Decisões pós-eleições desrespeitam a população. Que pelo menos se salve o sentimento de que não passarão impunes", declarou.

Desta forma, cada líder de partido na Alerj deverá indicar um nome para compor a comissão especial que ficará responsável por emitir um parecer sobre o caso e encaminhá-lo ao plenário da Casa.

Prisão de Pezão

Vale lembrar que o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, foi preso na manhã do dia 29 de novembro, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zonal Sul do Rio de Janeiro. O chefe do Executivo foi preso pela Operação Boca de Lobo, autorizada pelo ministro Félix Fischer do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o pedido de prisão feito pelo Polícia Federal teve o aval da Procuradoria Geral da República (PGR).

O pedido de prisão do atual governador e a operação foram deflagrados através da delação premiada de Carlos Miranda, ex-operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), que em seus depoimentos relatou que o chefe do Executivo Estadual recebia uma mesada de R$ 150 mil, entre 2007 a 2014, quando era vice-governador de Cabral. Além disso, Miranda delatou que Pezão ainda recebia décimo terceiro e dois bônus, no valor de R$1 milhão cada um.

O sucessor de Cabral no Palácio Guanabara também teria sido citado, segundo a Polícia Federal, por outros dois delatores: o doleiro Álvaro José Novis e o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Jonas Lopes de Carvalho Filho.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.