MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inauguração do Hospital de Campanha de Nova Friburgo é adiada mais uma vez

Abertura da unidade de saúde estava prevista para acontecer neste domingo, 7 de junho; confira o que diz a Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Por Isadora Jaron
05/06/20 - 15:01
Inauguração do Hospital de Campanha de Nova Friburgo é adiada mais uma vez Hospital de Campanha de Nova Friburgo está sendo montado no ginásio esportivo Frederico Sichel | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta sexta-feira, 5, que a inauguração do hospital de campanha de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que estava marcada para acontecer neste domingo, 7, foi adiada mais uma vez. É a quinta ocasião em que a abertura da unidade é postergada. A finalização do hospital está atrasada há mais de um mês.

Em nota enviada ao Portal Multiplix, a SES informou que um novo cronograma de inauguração das sete unidades que ainda não foram abertas será divulgado em breve e que novas vistorias serão realizadas para verificar as condições das unidades em termos de estrutura e equipamentos.

Além da unidade de Nova Friburgo, faltam ser concluídas as dos seguintes municípios: São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.

Desde a última quarta-feira, 3, a administração dos hospitais de campanha está sob responsabilidade da Fundação Estadual de Saúde. Antes, a gestão estava sendo feita pela organização social Instituto de Atenção Básico à Saúde (Iabas), afastada pelo governo estadual por adiar e atrasar as montagens de todas as unidades, entregando somente a do Maracanã, no Rio de Janeiro, e que ainda opera parcialmente.

“Caberá à Fundação de Saúde montar as equipes médicas. Para ampliar o número de profissionais na linha de frente no combate ao coronavírus, estão sendo realizadas reuniões com o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e o de Enfermagem (Coren-RJ), como também com o de Fisioterapia (Crefito) e outros conselhos fundamentais para estruturar a composição dos hospitais de campanha”, finaliza a nota da SES.

Em Nova Friburgo, o hospital de campanha está sendo montado no ginásio esportivo Frederico Sichel, da Firjan-Sesi, em Conselheiro Paulino.

Em meados do mês de abril, a equipe do Portal Multiplix esteve no local para acompanhar o início da montagem da unidade friburguense. Na época, a SES informou que a inauguração do hospital de campanha aconteceria no fim do mesmo mês.

Com o prazo final chegando, a abertura foi adiada para a segunda quinzena de maio, depois para o início de junho, e, por último, para o dia 7.

Desde a divulgação dessa data, muitas medidas foram tomadas. O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), por exemplo, deu um prazo de 48 horas, do dia 18 a 20 de maio, para que a OS apresentasse um relatório sobre a estrutura do hospital de Nova Friburgo, com informações sobre equipamentos, insumos, funcionários e medidas de funcionamento da unidade de saúde. O prazo terminou e o relatório não foi encaminhado.

Além disso, o governo estadual criou um Comitê de Supervisão dos Hospitais de Campanha, também no dia 18 de maio, para que fossem apresentados planos para a entrega das unidades, também pedindo uma resposta de 48 horas para a Iabas envias o cronograma, mas sem sucesso.

Já a 25ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) também entrou com uma ação, pedindo 20 dias para que a OS abrisse todos os hospitais de campanha, com funcionamento total de sua capacidade, o que não foi feito.

Sem respostas, o governo estadual assumiu a administração dos sete hospitais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.