MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda por que caso positivo de covid-19 em Friburgo ainda não pode ser considerado como confirmado

Paciente atendido pelo Hospital da Unimed testou positivo para o novo coronavírus, mas ainda é preciso aguardar o resultado da contraprova

Por Redação Multiplix
27/03/20 - 22:25
Entenda por que caso positivo de covid-19 em Friburgo ainda não pode ser considerado como confirmado Paciente atendido no Hospital da Unimed, em Friburgo, testou positivo para covid-19, mas aguarda resultado da contraprova | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Hospital da Unimed de Nova Friburgo emitiu comunicado no início da noite desta sexta, 27, informando que um paciente atendido pela unidade hospitalar testou positivo para covid-19, após exame realizado em laboratório particular.

No entanto, o caso ainda não pode ser considerado como confirmado oficialmente, já que é preciso aguardar a contraprova, que será emitida pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).

"Pelo protocolo vigente, o mesmo está aguardando teste, como contraprova, agora pelo Lacen (laboratório do estado)", diz trecho do informe do hospital, assinado pelo diretor-presidente da Unimed Nova Friburgo, Dr. José Manes.

Ainda de acordo com o comunicado, o paciente foi informado sobre o resultado e segue em quarentena domiciliar, sem necessidade de internação hospitalar.

Outros seis pacientes, que estão numa ala isolada do hospital, têm quadros suspeitos do novo coronavírus, mas sem confirmação, e aguardam os resultados dos exames. O hospital destaca que nenhum deles está em estado grave.

Segundo a Unimed, também não há paciente internado, no CTI do hospital, neste momento, com sintomas compatíveis com o covid-19.

O hospital diz ainda que vem informando a Secretaria Municipal de Saúde sobre todos os fatos, e que todos os protocolos de cuidado e rastreio estão sendo realizados.

Caso pode ser contabilizado no boletim oficial?

Em nota ao Portal Multiplix, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo informou que o caso ainda não pode ser contabilizado no boletim oficial da Secretaria de Saúde.

“Só podemos contabilizar no boletim, os casos confirmados pelo laboratório oficial. Portanto, estamos aguardando o resultado da contraprova”, disse o Executivo municipal, em nota.

Há outros casos confirmados em Nova Friburgo?

De acordo com o boletim mais recente, divulgado pela prefeitura nesta sexta, 27, não há caso confirmado de covid-19 na cidade.

O número de casos suspeitos diminuiu de 46 para 39. Dez pacientes estão em internados em unidades hospitalares e outros 29 seguem em isolamento domiciliar. Todos aguardam os resultados dos exames.

Não foi divulgado em que unidades os dez pacientes estão e nem o estado de saúde de cada um.

De acordo com o boletim, 26 casos notificados pelo município já foram descartados após resultado negativo para a covid-19.

Quem pode fazer o teste para covid-19?

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a recomendação é para que pessoas que estejam com sintomas leves fiquem em casa, em isolamento domiciliar. Somente o paciente que estiver com sintomas mais graves deve procurar uma unidade de saúde e relatar o problema.

No hospital, público ou privado, o paciente com sintoma grave passa por uma análise laboratorial que coleta o material que será entregue ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ) e à Friocruz, que são os dois institutos que fazem a análise para positivo ou negativo de coronavírus.

A restrição para testagem de covid-19 ocorre devido à quantidade insuficiente de testes no estado e em todo o país. Há também uma demora para que os resultados sejam emitidos, o que provoca uma defasagem nos números de casos divulgados diariamente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.