MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: testagem é o melhor caminho para frear a pandemia

Esforços de prevenção, como isolamento e testes, contribuem para evitar a proliferação da covid-19

Por Redação Multiplix
27/03/20 - 10:52
Coronavírus: testagem é o melhor caminho para frear a pandemia Testes e isolamento são eficazes no combate ao covid-19 | Foto: Banco de Imagem

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que países que têm casos do novo coronavírus fortaleçam as ações de isolamento domiciliar para os suspeitos da infecção e a quarentena para que as aglomerações sejam evitadas, assim como a proliferação do covid-19.

Além do isolamento domiciliar, a OMS divulgou que o necessário é que os países façam testes do covid-19 na população para saber se as pessoas estão ou não infectadas, e para que o afastamento comece a abranger apenas aqueles que estiverem com o coronavírus e as outras pessoas possam seguir suas rotinas normalmente, tomando os cuidados básicos com a higiene.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, as duas medidas são necessárias para evitar a circulação do vírus quebrando a cadeia de transmissão. Segundo ele, é importante saber quem está infectado para conseguir parar a pandemia.

Foi o que aconteceu na Coreia do Sul, que aumentou drasticamente a testagem em toda a população depois que se tornou o país com mais infectados, depois da China. Com a medida, a Coreia conseguiu identificar quem já estava com o vírus, mas ainda não tinha desenvolvido os sintomas. Dessa forma, a pessoa já era isolada. Atualmente, o número de novos infectados no país é um dos mais baixos em todo o mundo.

A OMS declarou que os testes devem ser feitos em quem apresentar sintomas e também nas pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos e confirmados do coronavírus. Para isso, seria necessário que os países ampliassem a construção de laboratórios para aumentar as testagens e a rapidez no resultado.

Os hospitais continuam sendo os locais que devem receber os casos mais graves do covid-19, de acordo com a OMS. O isolamento domiciliar, porém, seria necessário para quem apresentou sintomas leves, com regras básicas de manter o paciente em um cômodo sozinho, ter o próprio banheiro, e, se não for possível, ser o último a utilizar o ambiente.

Se o paciente precisar de ajuda de outra pessoa, o cuidador deve sempre estar de máscara, trocadas a cada duas horas ou quando úmidas, lavar as mãos caso tenha contato com o paciente e manter a distância quando for permitido.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.