MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: como manter a forma em tempos de isolamento domiciliar?

Profissionais de educação física e alunos revelam como vêm tentando seguir rotinas de treinos em meio à pandemia

Por Matheus Oliveira
02/04/20 - 12:46
Coronavírus: como manter a forma em tempos de isolamento domiciliar? Treinos vêm sendo adaptados para serem realizados dentro de casa em meio à pandemia | Foto: Banco de Imagem

O novo coronavírus causou impacto em diversos segmentos e com o esporte não foi diferente! Assim, diversas competições foram adiadas, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, e até cancelados, como o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. Além disso, para as pessoas que gostam ou precisam se exercitar, o isolamento social forçado gerou fechamento de academias em todo o estado e deixou a pergunta: como manter a forma em meio à pandemia?

Em Nova Friburgo, opções não faltam e tanto treinadores quanto alunos vêm adaptando a rotina para seguir seus treinos.

Um desses casos é o da jornalista Dayane Emrich, que malha há cinco anos. Trabalhando em casa devido à pandemia, ela teve que mudar o cotidiano para seguir treinando.

“Para manter o físico e a saúde, o jeito foi adaptar os treinos à nova rotina. Todos os dias acordo e dou início aos meus exercícios. Faço sempre um alongamento antes e um rápido aquecimento. Gosto de utilizar alguns aplicativos, como o Nike Training, para realizar as séries”, destaca.

Dayane conta que não ter a rotina de ir para a academia todos os dias foi bem complicado no início, mas que agora já se acostumou.

“Como eu já malho há um tempo, também conheço bastante os exercícios e sei quais consigo fazer em casa. Não tenho nenhum equipamento. Tenho priorizado treinos aeróbicos (corrida estacionária, deslocamento lateral, mountains climbers, polichinelos) e os treinos com o peso do corpo (flexão de braço, agachamento, avanço, burpees etc)", revela Dayane.

Malhação "virtual"

O professor Roberto de Souza, mais conhecido em Nova Friburgo como “Betão”, proprietário de uma academia de treinamento funcional e crossfit na cidade, conta que está orientando os alunos por vídeo e adaptando os treinos, sem equipamentos, para serem feitos em casa.

“Tenho mantido os alunos em atividade, mandando vídeos com os treinos. Adaptei os treinos para serem realizados sem equipamentos, podendo ser feitos em casa. E para ocupar mais o tempo, tenho passado treinamentos mais longos. Também tenho dado dicas de roupas, música e comportamento durante a atividade”, afirma.

Esta também é a rotina da servidora pública e bancária Paula Trápaga, acostumada ao treinamento funcional e de jiu-jitsu.

“Com a pandemia, mudaram meus hábitos e tenho treinado em casa e depois do trabalho. Tenho trocado de roupa assim que chego do trabalho e feito as atividades com acessórios de casa. Tenho me orientado por treinos oferecidos em academias locais e dado preferência ao trabalho de mobilidade”, relata.

O trabalho de acompanhar atletas ou pessoas que necessitam se recuperar de alguma lesão também sofreu alterações, como relata o fisioterapeuta Júnior Arrais.

“Tenho realizado consultorias online e feito o tratamento presencial de dois pacientes em pós-operatório, algo que irei suspender na semana que vem. Vou passando vídeos com dicas e acompanhando a evolução de cada um. Tenho ainda deixado equipamentos com alguns deles e passado atividades para serem realizadas em casa” declara.

O fisioterapeuta Júnior Arrais, no canto inferior direito da primeira foto, em atendimento online com um dos seus pacientesO fisioterapeuta Júnior Arrais, no canto inferior direito da primeira foto, em atendimento online com um dos seus pacientes | Foto: Arquivo Pessoal


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.