MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: como evitar cair em golpes na internet durante a pandemia

Veja como evitar cair na mão de golpistas e ter dados roubados no período de isolamento domiciliar, segundo um advogado

Por Matheus Oliveira
31/03/20 - 14:09
Coronavírus: como evitar cair em golpes na internet durante a pandemia Golpes cibernéticos costumam ocorrer principalmente via Whatsapp | Foto: Banco de Imagem

Golpes na internet sempre foram comuns. Em tempos de pandemia em que as pessoas estão em casa utilizando mais os serviços de internet eles aumentam. Seja um determinado canal de streaming abrindo o sinal ou pedindo dados, é necessário ter cuidado. Assim, cabe perguntar: o que fazer para evitar cair em golpes na internet?

De acordo com o ex-coordenador do Procon de Nova Friburgo e atualmente na Procuradoria da prefeitura, André Abcalil, é necessário checar as fontes e ter muito cuidado.

“Os golpes costumam ocorrer, principalmente, pelo WhatsApp. Então, quando receber alguma mensagem prometendo dinheiro ou um produto por um preço muito barato, desconfie.Ainda mais em um momento como esse”, afirma.

Ele destaca ser importante checar as informações e optar pelos estabelecimentos e fontes mais seguras.

“Se torna fundamental checar as informações sobre tal produto e de onde vem a mensagem ou proposta. Além disso, evite abrir links suspeitos, pois, esses links possuem vírus que costumam roubar dados dos consumidores. Além disso, nunca informe CPF ou dados para qualquer um nas redes sociais”, declara, afirmando que se faça sempre uma busca em ferramentas de pesquisa.

Entre esses golpes, ele cita que estão os de ofertas falsas pedindo dados dos usuários chamado de pushing. Além disso, existe o download de um aplicativo que teria o sinal aberto, mas que na verdade o link vira um espião e rouba os dados do usuário.

Outro golpe recorrente diz respeito aos R$600 do coronavoucher que vai ser oferecido ao governo para trabalhadores informais. Geralmente, os golpistas enviam um link com um malware.

Segundo o laboratório de segurança digital PSafe, cerca de 4,5 milhões de brasileiros já abriram esses links.

“Recomendo sempre cautela e muito cuidado para todos” destaca André.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.