MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus atrapalha os planos de viajar para o exterior

Estudante de Nova Friburgo tem viagem de intercâmbio cancelada; Viagens nacionais também começam a sentir efeito

Por Isadora Jaron
10/03/20 - 17:04
Coronavírus atrapalha os planos de viajar para o exterior Estudante teve viagem cancelada pelos casos de coronavírus no mundo | Foto: Banco de Imagem

Os casos de coronavírus no mundo estão alterando e até cancelando os planos de muitas pessoas. A Itália é um dos países com mais casos confirmados e um dos mais afetados pelo Covid-19, com escolas e universidades fechadas, campeonatos esportivos, feiras e eventos adiados e 60 milhões de pessoas isoladas. No Brasil, na Região Serrana do Rio de Janeiro, os friburguenses também estão sendo afetados de outra forma pela infecção.

A estudante Gabriela Folly iria viajar para a Suíça em abril para um intercâmbio de três semanas para um curso de francês. Após isso, iria fazer um passeio cultural em Paris, na França. Nesta terça-feira, 10, ela ficou sabendo que a viagem foi cancelada.

“Eu ia fazer a viagem pelo curso de francês e hoje eles cancelaram. Não tenho nenhum problema de saúde e estou fora da faixa etária que o vírus é mais prejudicial”, explicou.

Gabriela ainda disse já ter pago grande parte do valor da passagem e que não tem como ela viajar fora do intercâmbio, devido ao alto custo da viagem. Ela também não pode deixar para fazer o curso na Suíça ano que vem, pois a sua idade vai exceder a permitida.

“Já paguei uma parte grande do valor da passagem e vi no jornal que muitas empresas de viagem não estão devolvendo o dinheiro. Espero que eu possa rever a quantia. Ir pra lá me ajuda a avançar de nível. Infelizmente eu não posso ir no ano que vem porque a idade máxima é 21 e em junho eu faço 22. Se não for como intercâmbio eu não tenho como custear hospedagem e comida lá, com o intercâmbio eu gasto muito menos”.

As agências de viagem, normalmente responsáveis por intermediar os passeios e as estadias em hotéis, já estão sentindo queda na procura pelas viagens internacionais.

“A procura pelas viagens internacionais com certeza deu uma queda, está todo mundo esperando para ver como vai ficar isso para resolver o que vai fazer, se vai viajar e quando. Quem tem viagem marcada não tem jeito, ou resolve ir ou adia”, destacou Priscila Oliveira, diretora de uma agência de turismo em Nova Friburgo.

Ainda segundo Priscila, muitas pessoas estão preocupadas com os casos de coronavírus e pediram o adiamento ou cancelamento da viagem, mas há quem não queira adiar o passeio e prefere pegar o avião mesmo com a epidemia do Covid-19.

“Como trabalhamos com vários fornecedores, a gente tem que verificar cada um deles que tipo de multa está aplicando e que tipo de acordo está fazendo. Ficamos sujeitos mesmo o que as companhias aéreas e os hotéis que prestam o serviço vão resolver e impor as condições”, enalteceu.

Priscila ainda disse que a maioria dos casos de cancelamento ou adiamento das viagens em Nova Friburgo está tranquilo, com as pessoas conseguindo resolver sem grandes problemas o destino da viagem.

“As pessoas fizeram alteração, quando precisaram cancelar a maioria das multas foi abolida, então a gente não está tendo problema com isso”, finalizou.

Viagens nacionais também são afetadas

As viagens para dentro do Brasil também estão sendo afetadas. Uma agência de Nova Friburgo que tem o foco nas viagens nacionais diz já ter sofrido com os cancelamentos por conta dos casos de coronavírus no país.

“O coronavírus afeta a gente até aqui no Brasil, mesmo com poucos casos confirmados a população fica com medo, principalmente a terceira idade que também é nosso público alvo. Muitas pessoas ficam receosas, falta informação e isso atrapalha. Já tivemos cancelamentos e o argumento foi o coronavírus”, explicou Gabriel Macário, proprietário da agência de turismo.

Em relação aos cancelamentos, Gabriel explica que nos pacotes vem incluso um seguro caso o viajante resolva não embarcar mais. “Já emitimos junto com os pacotes o seguro que cobre a restituição 100% do valor caso haja necessidade por conta do vírus em si. É uma seguradora do Rio que já faz essa cobertura e faz a restituição integral pro cliente”, finalizou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.