MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Consumo exagerado de carne processada pode originar câncer

Para especialistas, ser vegetariano diminui o risco de tumores malignos

Por Ana Blue
09/10/18 - 14:04
A carne é fraca, a doença, não: estudo revela que vegetarianos têm mais chances contra o câncer Consumo exagerado de carne processada pode originar câncer. | Foto: Banco de Imagem

Uns por motivos éticos, outros por preocupações com a saúde: o que ninguém pode negar é que o número de vegetarianos cresceu nos últimos anos. Neste sentido, a relação do consumo de carne com os riscos de desenvolver câncer intriga boa parte da população.

Com cada vez mais propriedade e informações detalhadas, pesquisas mostram que o alto consumo de proteína animal, à exceção do ovo, aumenta os riscos de câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão de 50 gramas diários de carne processada (linguiça, bacon, presunto e salsicha, entra outras) aumenta o risco de tumor colorretal em 18%.O levantamento mostra ainda que carnes vermelhas, como de porco e cordeiro, são “provavelmente cancerígenas para os humanos”.

DEBATE NÃO É RECENTE

Em 2013 um estudo publicado pela Universidade de Loma Linda, nos EUA, entrevistou mais de 69 mil onívoros e vegetarianos e constatou que 2.939 pessoas tinham algum tipo de câncer. A pesquisa revelou que a dieta ovolactovegetariana (sem carne, com laticínios e ovos) proporcionou proteção contra câncer gastrointestinal. Já a dieta vegetariana estrita ofereceu redução de todas as doenças cancerígenas.

Porém, especialistas alertam: nem tudo pode ser levado ao pé da letra. Não é possível confirmar, com total certeza, que vegetarianos são imunes ao câncer. Sabe-se apenas que exagerar na carne processada aumenta as chances de desenvolver essas doenças.

Para evitar complicações, é importante saber que carnes muito queimadas, com bordas crocantes (como acontece no churrasco) são ainda piores, uma vez que o contato direto com a chama ou superfície quente gera substâncias químicas cancerígenas. Estudiosos no assunto recomendam deixar as partes queimadas no prato.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.