MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Construções de sambódromo e barracões para alegorias das escolas são cogitadas em Nova Friburgo

Prefeito e presidente da Liga das Escolas de Samba conversaram com o Portal Multiplix sobre o assunto; confira!

Por Natalia Amorim e Bernardo Fonseca
18/05/22 - 10:09
Construções de sambódromo e barracões para alegorias das escolas são cogitadas em Friburgo Carnaval friburguense é realizado na avenida Alberto Braune, no Centro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O “Reencontro com a Folia”, marca registrada do Carnaval fora de época, realizado no último fim de semana em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi marcado por muito brilho, alegria e samba no pé.

Mas levar esse grande espetáculo para a Avenida Alberto Braune, onde tradicionalmente acontecem os desfiles, não é tarefa fácil para as agremiações.

Algumas delas passaram por experiências problemáticas durante o transporte dos carros alegóricos, como veículos estacionados em vias proibidas durante o Carnaval (que são interditadas justamente para facilitar o deslocamento das alegorias); a grande distância que precisam percorrer até chegar na avenida, postes e fios de alta tensão.

O problema levantou um questionamento há muito tempo já feito na cidade. Não seria o momento de o poder público viabilizar um outro local para realizar os desfiles, construir um espaço próprio para que as agremiações possam ter seus barracões para construir os carros alegóricos ao longo do ano e que, ao mesmo tempo, viabilize o deslocamento mais fácil das alegorias?

Esta já é uma realidade em Cabo Frio, na Região dos Lagos, com a Morada do Samba, uma espécie de sambódromo-barracão, localizado ao lado do Espaço de Eventos da cidade.

Inaugurada em 2006, a Morada do Samba, além de ser o palco dos desfiles, concentra os barracões das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial, sendo dividida em duas alas. É um equivalente à Marquês de Sapucaí e à Cidade do Samba no Rio ao mesmo tempo.

Em Cabo Frio, galpões das escolas ficam no local dos desfilesEm Cabo Frio, galpões das escolas ficam no local dos desfiles | Foto: Carlos Henrique Ferreira

Já em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, o Centro de Eventos Populares (Cepop) foi construído em 2012, com uma promessa semelhante. O espaço tem uma megaestrutura, dotada de acessibilidade ao longo da pista de 270 metros de extensão e 20 metros de largura.

São 40 banheiros, bilheteria, estacionamento para 520 veículos, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), subestação de energia elétrica, castelo d’água e posto médico.

O Cepop oferece uma grande estrutura para realização dos eventos em Campos dos GoytacazesO Cepop oferece uma grande estrutura para realização dos eventos em Campos dos Goytacazes | Foto: Divulgação/SubCom (PMCG)

O espaço conta ainda com dois camarotes, palco para eventos com camarins e banheiros, central de segurança e torre de TV. É lá onde acontecem os desfiles das escolas de samba da cidade, a exceção deste ano, por motivos de reforma. Outros eventos, como o desfile-cívico.

O quê dizem a prefeitura e a Liesbenf

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, disse ao Portal Multiplix que com a proporção, cada vez maior, que o Carnaval da cidade tem tomado em nível nacional, este é um assunto que já vem sendo discutido internamente.

A gente tem conversado muito para desenvolver, coletivamente, ouvindo os principais atores e protagonistas do Carnaval friburguense, um projeto para que Friburgo tenha, a médio e longo prazo, um grande espaço com condições de acomodação, estrutura, para melhor atender as nossas agremiações e também o turista e todos aqueles que curtem a folia. Então, isso já está no nosso radar. Vamos juntos desenvolver um projeto para buscar recursos. É um compromisso que nós temos com a população friburguense.

De acordo com o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), José Carlos Espíndola, essa é uma questão que precisa ser vista com urgência.

As agremiações, a cada ano, apresentam um Carnaval maior, grandioso, e a estrutura da cidade continua a mesma. Quer dizer, nós estamos ainda com uma estrutura de uma cidade colonial e não tem mais para onde crescer. Então, temos uma grande necessidade mesmo de ver esse espaço, que contemple principalmente o barracão, para viabilizar o deslocamento dessas agremiações.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.