MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conhecer para preservar: Cabo Frio inicia estudo para identificar famílias de micos em parque municipal

Sala de Pesquisa Científica de Primatas foi instalada para o Programa de Manejo, Saúde e Conservação do Mico-Leão-Dourado

Por Déborah Carvalho
04/10/22 - 14:42
Conhecer para preservar: Cabo Frio inicia estudo para identificar micos em parque municipal Espécie é ameaçada de extinção, principalmente por impacto ambiental | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, iniciou na última semana o Programa de Manejo, Saúde e Conservação do Mico-Leão-Dourado.

Uma sala de Pesquisa Científica de Primatas foi instalada no local para a realização do estudo que tem o objetivo de identificar o número de famílias da espécie existentes na região, além de dados sobre nicho ecológico de grupos específicos para a conservação dos micos.

O trabalho de pesquisa está sendo realizado pelo médico veterinário Dr. Daniel Pereira, sócio da Sociedade Brasileira de Primatologia, e conta com auxílio de um veterinário e dois biólogos, além da equipe do parque.

A espécie, conhecida por sua pelagem vermelho-dourada, está ameaçada de extinção, principalmente pelo impacto ao seu habitat natural causado pelo desmatamento e a degradação das florestas, forçando a espécie a viver em populações pequenas e isoladas com menos alimento.

O monitoramento tem sido diário. Na primeira semana, foram oferecidas ofertas de alimentos aos animais. Nos primeiros dias do programa, foram observados pelo menos um grupo com três micos-leões no local.

"O Programa de Manejo e Conservação do Mico-leão-dourado no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, é de vital importância para a manutenção da espécie na Unidade de Conservação. O programa visa preencher uma lacuna importante na obtenção de dados sobre os micos-leões em Cabo Frio. Estudos dessa natureza nessa área de ocorrência da espécie são escassos e defasados", afirma a secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes.

Inaugurado há 26 anos, o local passou por uma revitalização e reflorestamento no ano passado, e tem o objetivo de preservar e defender uma das últimas áreas com remanescentes florestais da Mata Atlântica.

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado também é habitat de várias outras espécies da fauna e flora.

Sobre a espécie

O mico-leão-dourado, de nome científico Leontopithecus rosalia, é um primata endêmico do Brasil, da família Callitrichidae e gênero Leontopithecus. Ocorre exclusivamente na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro.

São animais diurnos e muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Os comportamentos sociais são muito semelhantes aos de outros primatas. Vivem em grupos de até nove indivíduos, organizados em grupos familiares, sendo comum a poliandria.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.