MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça cinco aplicativos e plataformas para aprender um novo idioma

Ferramentas on-line oferecem desafios diários e metodologias dinâmicas de forma gratuita ou paga

Por Sara Schuabb
12/03/19 - 11:00
Conheça cinco aplicativos e plataformas para aprender um novo idioma Ferramentas on-line ajudam no aprendizado de um novo idioma | Foto: Banco de Imagem

Falar outros idiomas é cada vez mais indispensável em uma sociedade global. E, nos dias de hoje, não ter tempo ou dinheiro para bancar esse aprendizado já não podem servir como desculpa. Ultimamente a internet disponibiliza várias plataformas e aplicativos para celular que podem ser baixados gratuitamente, com metodologias dinâmicas e que permitem, inclusive, interações para aperfeiçoar a pronúncia.

O jornalista Fabricio Rocha, de Nova Friburgo, que aprendeu a falar sueco pelo site Livemocha, acredita que os aplicativos e plataformas on-line dão mais autonomia no aprendizado. “No meu caso, essa interação fez toda a diferença, pois não se encontra um curso presencial de sueco em qualquer lugar. A maioria dos sites e aplicativos tem essa mesma característica e, além disso, te permitem fazer seu próprio horário e estudar no seu ritmo, fora a oportunidade de conhecer pessoas nativas da língua dispostas a te ajudar. Numa dessas, acabei conhecendo uma professora de sueco que vive aqui no Brasil e dá aulas por Skype”, conta.

Já a professora de Língua Inglesa, Adriane Polo, diz que os aplicativos devem ser usados como ferramentas para reforçar o que os alunos aprenderam em sala, mas que não substituem uma aula presencial. “São fundamentais e válidos para ajudar a fixar o que o aluno aprendeu, a melhorar o vocabulário, a escuta, assim como assistir a séries e ouvir música. Mas não acredito que possam substituir as aulas, tendo em vista que cada aluno tem uma dificuldade específica. Mas é claro que há casos de pessoas autodidatas que conseguem aprender sozinhas”, afirma.

Confira abaixo alguns aplicativos e plataformas virtuais que podem te auxiliar nesse aprendizado.

Livemocha

É uma escola de idiomas on-line que oferece cursos de 38 idiomas, interação com falantes nativos e certifica¬dos de conclusão de níveis. É preciso pagar o pacote, mas o aluno pode estudar mais de um idioma, sem custos adicionais.

Duolingo

Indicado para quem já tem nível básico da língua inglesa ou espanhola, apresenta uma metodologia divertida, que vai desbloqueando os módulos com o alcance das metas. Os alunos vão progredindo a partir das etapas básicas de saudação, viagem, café, por exemplo, e é possível fazer testes de nivelamento e provas orais e escritas.

Babbel

Oferece o estudo de várias línguas e ajuda a treinar o vocabulário. Utiliza como ferramenta frases e imagens para ilustrar. Os primeiros módulos são gratuitos, mas, para dar prosseguimento aos estágios mais avançados, é preciso pagar a assinatura.

WLíngua

O aplicativo oferece um teste de nivelamento e um dicionário inglês-português. As atividades realizadas são salvas automaticamente e há a opção de áudios na versão de inglês norte-americano e britânico. O aplicativo oferece também versões de módulos pagas.

BBC Learning English

Para usar esse aplicativo é importante que o usuário tenha algum conhecimento em inglês e esteja buscando ampliar o vocabulário. É possível ler notícias e traduzir cada uma das palavras, além da opção para escutar o texto.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.