MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça a friburguense Renata Estefan, única estilista brasileira na Louis Vuitton em Paris

A jovem designer de moda ensina como se destacar no mercado e trabalhar para grandes marcas internacionais

Por Nai Frossard
22/07/22 - 10:02
Conheça a friburguense Renata Estefan, única estilista brasileira na Louis Vuitton em Paris Renata Estefan: de Nova Friburgo para o mundo | Foto: Arquivo/Renata Estefan

Quando a friburguense Renata Estefan – a única estilista brasileira na Louis Vuitton em Paris – começou os estudos em 2012 na melhor escola de moda do mundo, a Central Saint Martins, a escolha do seu foco foi certeira: Fashion Folio, com Patrick Lee.

O professor inglês era conhecido por treinar os olhos dos alunos e torná-los máquinas de eficiência em achar boas pesquisas e produzir soluções. Fazer um bom portfólio é um diferencial na carreira de qualquer estilista, garante a designer de moda de 32 anos que nasceu em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Esse curso durou nove meses e transformou a minha vida.

Dez anos se passaram e muita coisa mudou. Designer de moda de uma das maiores marcas do seguimento de luxo prêt-à-porter, Renata Estefan também quer preparar jovens estilistas para o mercado internacional.

Ela realiza cursos e consultorias online, com alta aprovação de seus alunos em grandes universidades europeias e marcas internacionais.

Renata Estefan em frente ao trabalho, na Louis Vuitton de ParisRenata Estefan em frente ao trabalho, na Louis Vuitton de Paris | Foto: Arquivo/Renata Estefan

A estilista da Louis Vuitton conta que os alunos que aplicaram seus métodos conseguiram trabalhar com marcas como Chloe, Celine, Yves Saint Laurent, Hermès, Dior e Kenzo.

Alguns alunos também alcançaram vagas em mestrados importantes, em escolas como a Central Saint Martins (em Londres), Parsons (Nova Iorque), IFM (Paris) e Royal College of Arts (Londres).

Antes de se mudar para Londres, Renata Estefan fez graduação pelo Senai-Cetiqt, do Rio de Janeiro. Mas foi a Central Saint Martins que entrou na mira da estilista, porque ela queria estudar na mesma escola que formou estilistas hoje conceituados, como John Galliano, e ganhar o mercado internacional.

Criações da estilista Renata EstefanCriações da estilista Renata Estefan | Fotos: Arquivo/Renata Estefan

Para competir nesse mercado da moda, Renata destaca a importância de, além de montar um bom portfólio, saber como se comportar em entrevistas e como desenvolver seu processo criativo. Ela explica:

Fazer um porfolio é fundamental e é complexo porque existe formato, conteúdo, estilo e, para onde ele será apresentado – para uma universidade ou para uma grande marca. As entrevistas também são importantes e é necessário ter o contato de recrutadores e saber como as marcas funcionam, saber escrever um email num modelo específico e quais são as datas certas para fazer isso.

Renata dá palestras sobre moda quando vem ao BrasilRenata dá palestras sobre moda quando vem ao Brasil | Foto: Arquivo/Renata Estefan

Foi na Central Saint Martins que Renata teve os conhecimentos que considerou determinantes e o que impulsionou sua carreira internacional, se destacando no curso e obtendo apoio, inclusive, de Stella McCartney. Foi a estilista britânica, formada na mesma escola, que mandou todos os tecidos que Renata Estefan produziu sua coleção para o curso de graduação.

O estudo na Saint Martins (onde fez também mestrado) foi o primeiro passo na trajetória dela, com passagens como designer na Hermès, Stéphane Rolland e Faith Connexion. Tanto na Louis Vuitton como na Hermès - onde trabalhou anteriormente, ela foi a primeira brasileira a integrar o time de designers das marcas.

Renata com uma professora da Central Saint MartinsRenata com uma professora da Central Saint Martins | Foto: Arquivo/Renata Estefan

Renata assegura que o estudo pontual e focado é a chave para um brasileiro ter uma oportunidade de competir de igual para igual com alunos formados no exterior. Ela explica que o sonho de todo jovem estilista é entrar para uma grande marca, mas a competição é grande: “Todas as nacionalidades possuem algum tipo de preferência diante de uma brasileira”.

Renata conta como conseguiu se destacar no mercado da moda:

Sempre tive que fazer muito mais em todas as entrevistas por ser brasileira e estar em desvantagem. Enquanto os europeus chegavam com um pequeno caderno, eu chegava com uma mala e bolsas com tudo que tinha feito para provar o meu talento.

A estilista tem uma opinião sobre os motivos dessas dificuldades e faz algumas críticas: “Não existe acordos para jovens talentos no Brasil, e muito menos algum incentivo financeiro. Estamos em desvantagem em relação a todos, na parte burocrática e as informações sobre portfólios são praticamente inexistentes, e os estilistas brasileiros criam como se estivessem numa estação passada, comparada com a Europa”, diz.

Determinada e com metas claras de onde ela ainda quer chegar, Renata Estefan trabalha há três meses na equipe de cinco designers da linha Icon Heritage, uma divisão da Louis Vuitton que cria peças que passam de geração em geração e é comandada pela diretora criativa Laura de Colla.

A estilista que nasceu em Nova Friburgo faz parte de uma equipe seleta da marca internacionalA estilista que nasceu em Nova Friburgo faz parte de uma equipe seleta da marca internacional | Foto: Arquivo/Renata Estefan

Trabalhar no estúdio de uma das marcas mais poderosas do mundo, com nível de exigência altíssimo, é um sonho para a maioria das estilistas, de qualquer nacionalidade. Mas a Renata Estefan, que saiu do interior do Rio de Janeiro, quer mais:

Desde pequena sempre sonhei em trabalhar na Chanel e eu vou encontrar a porta para entrar lá e realizar tudo que eu ainda quero fazer.

Chanel é onde a estilista quer chegarChanel é onde a estilista quer chegar | Foto: Arquivo/Renata Estefan

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.