MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Confira as dicas para evitar intoxicação alimentar

Falta de higiene e má conservação dos alimentos podem causar contaminações alimentares

Por Redação Multiplix
10/01/19 - 10:10
Confira as dicas para evitar intoxicação alimentar A contaminação alimentar pode estar relacionada à falta de higiene e a conservação inadequada dos alimentos | Foto: Banco de Imagem

Durante o verão, é muito comum as pessoas passarem mal em decorrência de algum tipo de intoxicação alimentar, principalmente por estarem de férias em praias e clubes e consumirem alimentos nas ruas e em restaurantes desconhecidos. De acordo com o Ministério da Saúde, a intoxicação alimentar é um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por toxinas ou parasitas, como os fungos, vermes, vírus e bactérias e, na maioria dos casos, pode estar relacionada à falta de higiene e à conservação inadequada dos alimentos.

A analista do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Juliane Borges, faz um alerta com os cuidados para evitar doenças que podem ser transmitidas por alimentos que geralmente atacam o intestino, por meio de bactérias que, dependendo do caso, podem até atingir outros órgãos.

De acordo com a analista, as contaminações alimentares ocorrem por falhas higiênicas na manipulação e conservação dos alimentos. E a atenção com a qualidade dos produtos deve começar no supermercado. Algumas dicas para evitar o problema:

  • Após as compras, o tempo máximo para o armazenamento dos itens perecíveis deve ser de até duas horas, evitando deixá-los em locais quentes durante o transporte.

  • Antes de manusear os alimentos, é indispensável que se lave as mãos com água e sabão e sempre verifique a validade do produto. Também não se deve utilizar latas amassadas, estufadas, enferrujadas ou quaisquer produtos com embalagens alteradas.

  • Na hora de descongelar, faça sempre na geladeira ou no micro-ondas, pois os alimentos devem se manter gelados até o cozimento e consumo e não devem ser recongelados.

  • Carnes cruas e mal passadas devem ser evitadas. Em relação às frutas, legumes e hortaliças, use sempre água corrente e, em seguida, se possível for, mergulhe-os em hipoclorito de sódio 2,5% e enxague-os para consumo.

  • Durante o consumo dos alimentos, não utilize os mesmos utensílios para manipular mantimentos crus e cozidos. Além disso, se a comida não for consumida imediatamente, guarde na geladeira e não a deixe exposta no fogão. Os leites e derivados devem ser sempre pasteurizados ou fervidos.

Cuidados ao alimentar-se fora de casa

Deve-se observar a higiene do local, a temperatura dos alimentos, os cuidados na disposição dos talheres que manipulam a comida, a disposição dos alimentos, se não estão amontoados, por exemplo. Caso a pessoa passe mal após consumir determinado alimento ou água, a orientação é procurar um serviço de saúde e informar onde realizou as últimas refeições e se outras pessoas também tiveram sintomas semelhantes para que a equipe de saúde possa investigar um possível surto da doença.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.