MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Confira as ações adotadas por dez cidades da Região Serrana contra o coronavírus

Atendimentos reduzidos, aulas suspensas e a recomendação para que a população evite aglomerações estão entre as medidas

Por Isadora Jaron
17/03/20 - 13:54
Confira as ações adotadas por dez cidades da Região Serrana contra o coronavírus Cidades da Região Serrana na conscientização contra o covid-19 | Foto: Banco de Imagem

Na Região Serrana do Rio, as prefeituras estão cada vez mais adotando medidas de segurança de prevenção ao novo coronavírus. Evitar aglomerações é a principal em todas as cidades pesquisadas pela reportagem, assim como suspensão das aulas, redução de visitas em hospitais e outros protocolos que seguem orientações do Ministério da Saúde.

Macuco

Em Macuco, por exemplo, em comunicado oficial, o prefeito Bruno Boaretto assinou decreto que determina a antecipação das férias escolares tanto das redes pública quanto privada de ensino, por um período de 15 dias.

A prefeitura também pede que a população evite aglomeração, cancelando e adiando todos os eventos públicos e privados que estavam marcados para os próximos 15 dias.

Cordeiro

Já em Cordeiro, as atividades escolares também foram suspensas por 15 dias, assim como as ações sociais desempenhadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. As ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também foram suspensas.

Os eventos públicos, como feiras, reuniões, jogos ou campeonatos esportivos, e passeatas foram proibidas em Cordeiro, que criou um gabinete de crise que atuará por 60 dias no município.

Duas Barras

A Prefeitura de Duas Barras decretou que o acesso à prefeitura por parte de pessoas que estejam com suspeita de coronavírus fique vedado. Além disso, foi proibida a realização de eventos em locais públicos.

O município também suspendeu os eventos desportivos, sociais, e inaugurações que estavam previstas para os próximos dias em Duas Barras, assim como as aulas da rede municipal de ensino.

As viagens em veículos oficiais foram parcialmente suspensas, assim como o atendimento ambulatorial nas unidades municipais de saúde, inclusive na Policlínica Ambulatorial Dr. Luiz Gonzaga Pagnuzzi Araújo e no CAPS.

Trajano de Moraes

Em Trajano de Moraes, a prefeitura suspendeu por 15 dias as aulas e proibiu a aglomeração de mais de 60 pessoas em um ambiente para evitar a disseminação do coronavírus. Cerca de 1.500 alunos tiveram férias antecipadas na cidade.

Sumidouro

O município de Sumidouro suspendeu, por sete dias, todas as atividades escolares na rede de ensino, podendo prorrogar a data. Os órgãos públicos só vão atender casos urgentes e essenciais, para evitar aglomerações.

Os eventos e atividades públicas e privadas foram suspensas por trinta dias, de acordo com o decreto municipal assinado pelo prefeito Eliseio Peres da Silva.

Carmo

No Carmo, a prefeitura suspendeu a VII Copinha de Futsal, além de todas as aulas nas unidades escolares públicas e privadas, até o dia 27 de março de 2020. O município também pede que a população evite aglomerações e só saiam de casa caso não haja necessidade.

Bom Jardim

Na cidade de Bom Jardim, fica proibido eventos em locais públicos, assim como os desportivos, sociais e inaugurações. O período de férias e recesso escolar foi antecipado e os órgãos públicos estão priorizando os atendimentos urgentes e essenciais.

Os prédios administrativos com atendimento ao público estão oferecendo álcool gel para a higienização das mãos, além de cartazes com as orientações relativas ao coronavírus.

Santa Maria Madalena

Em Santa Maria Madalena, o atendimento presencial nas unidades da Polícia Civil foram suspensos, no prazo de 15 dias, exceto para roubo de veículos, homicídios e remoção de cadáver, autos de prisão em flagrante e outros crimes graves, tais como violência física ou sexual com vítima criança ou adolescente, crimes com incidência da Lei Maria da Penha e a critério de autoridade policial.

As aulas foram suspensas por 15 dias nas redes de ensino. Os eventos e atividades públicas foram suspensas e o funcionamento dos órgãos públicos municipais estão priorizando os atendimentos.

São Sebastião do Alto

Em São Sebastião do Alto, está proibido, por tempo indeterminado, a realização de eventos públicos e privados no município, além das festividades em comemoração a emancipação político-administrativa do município que aconteceria entre os dias 17 e 19 de abril.

As aulas na rede pública e privada de ensino foram suspensas por 15 dias, assim como o atendimento ao público nas repartições da prefeitura e órgãos municipais, exceto na Secretaria de Saúde e órgãos correlatos.

As visitas no Hospital Municipal foram restritas a pacientes internados e quem estiver com suspeita ou confirmação da doença ficará completamente isolado.

Cachoeiras de Macacu

Por fim, cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, também adotou medidas de segurança. O prefeito Mauro Soares, junto com os secretários de educação e saúde, suspendeu as aulas nas unidades escolares da rede municipal até o dia 31 de março de 2020.

Com o decreto 46.970, o prefeito adotou medidas temporárias de prevenção e propagação do covid-19. De acordo com a assessoria de imprensa do município, todos os eventos que estavam previstos para acontecer na cidade foram cancelados. São eles: II etapa da Copa Cachoeirense de Motocross, Guaipaçu Fora do Eixo, Músicos da Terra e as oficinas na Casa da Arte Wellington Lyra e no Casarão Cultural de Japuíba.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.