MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Confira a programação pelo Dia da Cultura em Nova Friburgo e Teresópolis

Oficinas de artes e artesanato, apresentações musicais, de teatro e dança vão marcar a data nos dois municípios da Região Serrana

Por Luisa Machado
05/11/19 - 09:19
Confira a programação pelo Dia da Cultura em Nova Friburgo e Teresópolis Diferentes atividades artísticas serão oferecidas pelas prefeituras das duas cidades | Foto: Banco de Imagem

Na história da civilização, grupos de pessoas viviam em diferentes lugares do mundo, cada um deles com seus costumes específicos, vestimentas, formas de se alimentar e de se comunicar. O homem criou a música, a pintura, a dança, o teatro, a literatura e o cinema. Aprendeu a plantar, colher e se transportar de um lugar a outro. Tudo isso é a cultura, que aliada às crenças, leis e conhecimentos adquiridos, moldam a forma de viver do ser humano.

Nesta terça-feira, 5 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Cultura, e a programação para a data é ampla na Região Serrana do Rio. Os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis vão disponibilizar atividades artísticas, em diferentes locais, voltadas para públicos de todas as idades.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, o Dia da Cultura será comemorado em cinco dias e em quatro locais diferentes: na Oficina Escola de Artes, que fica na praça Getúlio Vargas, no Centro; na Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, na rua Farinha Filho; No anfiteatro do Teatro Municipal de Nova Friburgo, na praça do Suspiro; e na Catedral São João Batista, a igreja Matriz do município.

A terça-feira começa com uma apresentação e aula aberta de ballet, às 9h, na Oficina Escola de Artes, com participação gratuita e para todas as idades. Oficinas de desenho, origami, esculturas, artesanato e teatro vão acontecer durante a tarde do primeiro dia de evento, além de apresentações de corais e grupos de música e dança dos pontos de cultura do município.

De quarta-feira, dia 6, até a sexta-feira, 8 de novembro, as atrações vão acontecer na Biblioteca Municipal. A primeira atração programada, na quarta-feira, é a abertura da exposição Super-Ação, a partir das 9h, para mostrar uma diferente perspectiva do papel dos super-heróis na sociedade atual.

Na quinta-feira, tem contação de histórias baseada no livro Um outro pôr do sol, da escritora Marta Neves. No final da tarde, às 18h, é a vez do relançamento de sucessos literários, escritos por autores friburguenses, também na biblioteca.

Na sexta-feira, às 15h, a friburguense, escritora e poetisa Elisabeth Souza Cruz, vai oferecer uma oficina de trovas, com o objetivo de passar a tradição dos versos, comum em Nova Friburgo, para novas gerações.

No sábado, dia 9, a partir das 18h, acontece o encerramento das atividades em homenagem ao Dia da Cultura. Um concerto será apresentado pela banda sinfônica Campesina Friburguense, na Catedral São João Batista, com entrada gratuita.

Teresópolis

Onze locais diferentes do município de Teresópolis vão receber atividades voltadas para o Dia da Cultura, nesta terça-feira. As atividades são propostas pelo Sesc Teresópolis, pela prefeitura, pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e também pelo Grêmio Paquequer, instituição musical mais antiga do município.

No Centro Cultural Bernardo Monteverde, que fica na avenida Oliveira Botelho, no Alto, serão oferecidas gratuitamente oficinas de canto/coral, teclado, piano, violão, violino e muitas outras, das 9h às 20h. No Centro Cultural Feso Proarte, na rua Gonçalo de Castro, no Alto, a programação conta com oficinas de improvisação e gravura a partir das 14h, e os visitantes também poderão conferir uma exposição de trabalhos feitos por artistas locais.

Outro espaço que vai receber atividades na data é a Casa de Cultura Adolpho Bloch, na praça Juscelino Kubitschek, em Araras, com início às 9h e término previsto para às 20h. No local, professores de dança, artesanato, desenho, entre outras especialidades oferecerão workshops voltados para o público infantil e adulto.

Para conferir as demais atrações referentes às duas cidades, basta acessar os sites oficiais das prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.