MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Confira a programação do Corpus Christi nas principais cidades das regiões Serrana e dos Lagos

Após dois anos, confecção de tapetes de sal e programação religiosa serão retomadas em Friburgo, Teresópolis, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e Araruama

Por Natalia Amorim e Déborah Carvalho
15/06/22 - 09:18
Confira a programação do Corpus Christi nas principais cidades das regiões Serrana e dos Lagos Tradicionais tapetes de sal voltam a ser confeccionados este ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Durante dois anos seguidos, a tradicional celebração da Igreja Católica a um dos princípios mais importantes da religião, o Corpus Christi, que é o sacramento da eucaristia, foi realizada de forma remota e restrita por causa da pandemia da Covid-19.

Neste ano, as solenidades voltarão a acontecer de forma habitual nas cidades do interior do Rio, nas regiões Serrana e dos Lagos.

Veja os detalhes da programação:

Nova Friburgo

Com o tema ‘Pão em todas as mesas’, as comunidades dos municípios abrangidos pela Diocese de Nova Friburgo, na Região Serrana, se preparam para as celebrações na quinta-feira, dia 16, com as missas a partir das 8h.

Às 6h, começam as confecções dos clássicos tapetes de sal pelas paróquias, pastorais, movimentos, instituições e setores da sociedade civil nas cidades.

Só em Friburgo, serão confeccionados 70 tapetes ao longo das ruas centrais, seguindo o percurso entre a Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypu, e a Catedral Diocesana, no Centro.

Durante a programação de Corpus Christi, serão colocadas caixas na Avenida Alberto Braune, no Centro, para que possam ser depositados, cobertores, agasalhos e doações de alimentos, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Confira aqui todos os horários das missas nos municípios serranos que fazem parte da Diocese de Nova Friburgo.

Teresópolis

A partir das 9h, será realizada uma missa na Praça Baltazar da Silveira, em frente à Igreja Santa Teresa. Após a celebração, uma procissão seguirá pelo centro da cidade.

O tradicional tapete de sal será montado também em frente à igreja e se estenderá por bairros de Teresópolis, onde haverá missa e procissão em diversos horários.

Cabo Frio

Às 7h, terá início a confecção de 52 tapetes de sal, que serão feitos em frente à Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Assunção, no Centro, passará pela Praça Porto Rocha e retornará para a matriz.

Serão usadas 20 toneladas de sal, que se estenderão por 11 metros da rua.

Em seguida, às 8h, haverá a realização de uma missa solene.

A procissão está marcada para as 18h, após a solene missa, programada para acontecer às 17h, em frente a Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Assunção.

Búzios

A partir das 7h, será iniciada a famosa confecção dos tapetes de sal na avenida José Ribeiro Dantas, entre a igreja Santa Rita de Cássia e a academia Workout Búzios.

A tradicional solenidade de Corpus Christi, que tem como tema ‘Fé e cultura do povo buziano’, será realizada na igreja de Santa Rita de Cássia, em Manguinhos, através da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia.

O trânsito será desviado no trecho da Avenida José Bento Ribeiro Dantas entre a Academia Workout Búzios e o Trevo do Ceceu, das 0h às 23h desta quinta, 16.

Araruama

Às 8h30, haverá realização de Santa Missa solene. Às 12h, será servido um almoço e, às 15h, haverá o terço da misericórdia. As atividades serão realizadas na Igreja Matriz.

Já às 17h, haverá a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe. Logo após, os fiéis sairão em procissão nos tapetes de sal em direção a Matriz de São Sebastião, no Centro. De lá, retornam para a Praça João Hélio, onde serão encerradas as solenidades.

Depois da procissão, haverá show católico com Eugênio Jorge, na Praça Antônio Raposo.

Os três tapetes mais bonitos serão premiados com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 400.

Arraial do Cabo

Nesta quinta-feira, 16, quem passar pela Avenida Leonel de Moura Brizola, no Centro, vai poder acompanhar a tradicional confecção de tapetes de sal. Para este ano, serão utilizadas mais de 50 toneladas de sal.

Às 13h, toda a extensão da Avenida Leonel de Moura Brizola, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus à Igreja Nossa Senhora dos Remédios será fechada para demarcação dos quadrantes, deixando livre os cruzamentos da Travessa José Pinto de Macedo, Benjamim Constant, Rodrigues Alves e Travessa José Cipriano. Às 20h, será fechada novamente, para início da confecção dos tapetes de sal.

A procissão está marcada para 15h30, com saída da Igreja Nossa Senhora dos Remédios em direção à Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Na chegada da procissão, será feito o 2º dia da Novena e, logo após, a Missa de Corpus Christi.

Ainda na quinta-feira, acontece um Festival de Pastel na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, às 19h.

A produção dos tapetes em Arraial do Cabo é realizada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, com o apoio da prefeitura.

O que é Corpus Christi

Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e relembra a morte e a ressurreição de Jesus.

A data ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa e é sempre celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.